Publicidade Continue a leitura a seguir

Faça em casa os cocktails de bartenders premiados

Percorra a fotogaleria para ver a receita de três cocktails que pode replicar em casa. (Fotografias: Rui Elias e João Lamares)
O portuense Carlos Santiago foi considerado o Barman do Ano em 2017.
Já o lisboeta José Maria Robertson teve esse mesmo título em 2015.
1. Bebida: Tanqueray Ten Nome do cocktail: Sophie Sweetheart 50 ml Tanqueray Ten 30 ml Sumo Toranja 20 ml Sumo Lima Top Ginger Beer Método: Build (construído no copo) Gelo: Cubo com topo gelo picado Decoração: Sparklings
1. Bebida: Tanqueray Ten Nome do cocktail: Sophie Sweetheart Colocar gelo em cubo no copo e adicionar a dose referida de Tanqueray, seguida do sumo de toranja e do sumo de lima. Preencher o copo com a ginger beer até quase ao topo.
1. Bebida: Tanqueray Ten Nome do cocktail: Sophie Sweetheart Preencher o restante espaço até ao topo do copo com uma dose de gelo picado. Por fim, decorar a gosto. Um exemplo? Com dois sparkling sticks, como mostra a imagem.
2. Bebida: Johnnie Walker Gold Nome do cocktail: Golden Sour 60 ml Johnnie Walker Gold 40 ml Sumo limão 20 ml Xarope Lapsang Souchong 1 Clara de Ovo 5 ml Sumo Gengibre Método: Dry Shake + Shake com gelo Gelo: Cubo Decoração: Chocolate Salgado
2. Bebida: Johnnie Walker Gold Nome do cocktail: Golden Sour Numa taça, juntar as doses referidas do whisky Johnnie Walker, do sumo de limão, do xarope e a clara de ovo. Misturar tudo com uma varinha mágica até que ganhe alguma consistência. Colocar gelo num copo durante alguns minutos para que este arrefeça.
2. Bebida: Johnnie Walker Gold Nome do cocktail: Golden Sour Numa taça, juntar as doses referidas do whisky Johnnie Walker, do sumo de limão, do xarope e a clara de ovo. Misturar tudo com uma varinha mágica até que ganhe alguma consistência. Colocar gelo num copo durante alguns minutos para que este arrefeça.
2. Bebida: Johnnie Walker Gold Nome do cocktail: Golden Sour Num shaker, juntar pedaços de gelo e a mistura feita na taça e abanar por breves momentos.
2. Bebida: Johnnie Walker Gold Nome do cocktail: Golden Sour De seguida, deitar fora o gelo que estava a arrefecer o copo do cocktail e verter para este a mistura que está no shaker, passando-a por um coador. Por fim, pegar numa casca de limão e passá-la pelo rebordo do copo do cocktail para deixar o seu travo.
3. Bebida: Cîroc Nome do cocktail: Bloody Momma 50 ml Cîroc 150 ml Sumo Tomate 20 ml Sumo Lima 30 ml Sumo Pimento 10 ml Vinho Porto (o que preferir) 6 dash Worcesteshire Sauce 3 Dash Tabasco 1 terço de colher de café de Horseradish 1 pitada de sal 5 voltas de moinho de pimento preta Método: Roll Gelo: Cubo Decoração: Rolo de pepino e Breadstick
3. Bebida: Cîroc Nome do cocktail: Bloody Momma Passar lima no rebordo do copo e fazer o mesmo com sal marinho. De seguida, encher o mesmo copo com pedaços de pepino (sem sementes) e gelo em cubo.
3. Bebida: Cîroc Nome do cocktail: Bloody Momma No shaker, colocar as doses de sumo de tomate, sumo de pimento vermelho (feito no liquidificador a partir de pimentos assados, por exemplo), a vodka, o vinho do porto, o sumo de lima, 3 pingas de tabasco e 6 pingas de molho Worcesteshire. Juntar também uma pitada de sal (a gosto) e a pimenta preta (cinco voltas ao moinho chegam).
3. Bebida: Cîroc Nome do cocktail: Bloody Momma Encher o resto do shaker de gelo e misturar tudo: não abanando o shaker rapidamente, mas dando algumas voltas ao mesmo, gentilmente. No fim, verter o resultado sobre o copo onde estão os pedaços de pepino e gelo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer fazer um brilharete em casa e surpreender um grupo de amigos ou familiares com cocktails rápidos mas cheios de sabor? Este artigo é para si. A Diageo, distribuidora de mais de 150 bebidas, organizou esta semana um workshop de cocktails em torno de três das suas marcas premium e super premium.

O gin Tanqueray Ten, o whisky Johnnie Walker Gold e a vodka Cîroc servem de base para os três cocktails apresentados por Carlos Santiago, atual embaixador da Diageo e José Maria Robertson, do Cinco Lounge, em Lisboa, dois premiados bartenders, ambos vencedores do World Class Competition (o primeiro no ano passado e o segundo em 2015).

Carlos Santiago descreve esta vodka como sendo «mais suave e fresco, por ser destilada a partir de uvas finas francesas», a «fabricação artesanal e a versatilidade» do gin referido e as «notas mais meladas e adocicadas» do whisky acima mencionado. «Estes são cocktails simples para as pessoas fazerem em casa e os seus ingredientes são fáceis de encontrar», explica Maria José Robertson.

Para aprender a fazer estes três cocktails, intitulados Sophie Sweetheart (este à base de gin), Golden Sour (whisky) e Bloody Mama (vodka, uma adaptação do clássico Bloody Mary), percorra a fotogaleria acima.

Duas dicas: quem não tiver copo medidor em casa, pode regular-se por uma chávena normal de café, que leva 60 ml quando está cheia. Um shaker pode ser substituído por outro recipiente, seja um frasco ou jarro com tampa ou até um tupperware.

 

Leia também:

Nesta esplanada há cocktails de autor a apenas dois euros
Beber cocktails numa esplanada com vista para o Ave
Beber cocktails onde Fernando Pessoa bebia aguardente