Publicidade Continue a leitura a seguir

7 vinhos tintos para saborear numas férias especiais

Percorra a fotogaleria para saber mais informações, classificações e preços sobre estes vinhos.
A Touriga vai nua unoaked Alentejo tinto 2017 | Fita Preta Classificação - 18 Preço - 19 euros Como o nome sugere, o vinho não teve contacto com a madeira, permitindo apreciar a impressão cítrica de entrada de boca, para depois abrir em frescura. Vinho muito amigo de churrasco, vai bem com peixe assado no forno, sardinhas assadas com pimentos e queijos curados.
Carvalhas Vinhas Velhas Douro tinto 2015 | Real Companhia Velha Classificação - 18,50 Preço - 50 euros Impressiona na entrada de boca, avassalador e ao mesmo tempo sedutor. Mas o seu atributo mais importante e sensível é a elegância que proporciona, numa sofisticação que aprendemos que apenas o Douro consegue dar. Vai bem com assados longos de carne no forno.
Dona Maria Grande Reserva Alentejo tinto 2013 | Júlio Bastos Classificação - 18 Preço - 30 euros Lote de escolha das melhores uvas de alicante bouschet, touriga nacional, petit verdot e syrah, este vinho de porte clássico foi feito a pensar em noites longas à mesa mas não é muito exigente em termos do conteúdo. Ensopados, gratinados e estufados bem puxados no tempero resultam gloriosos com ele.
Montalegre Tinta Amarela Trás-os-Montes tinto 2016 | Francisco G. Gonçalves Classificação - 17,5 Preço - 15 euros A casta está como peixe na água nos granitos altos destas vinhas transmontanas e a enologia é de truz, o produtor é de pergaminhos bem confirmados. Uma boa feijoada ou um arroz de pato são parceiros fortes deste vinho.
Ravasqueira Premium Alicante Bouschet Alentejo tinto 2014 | Soc. Agr. D. Diniz Classificação - 18,5 Preço - 50 euros É a estreia da casta alicante bouschet na linha Premium da Ravasqueira e é já um emblema da adaptação ao terroir alentejano, pela elegância que revela. Aptidão à mesa, através de um bom ensopado de borrego, ou uma perdiz estufada, grande flexibilidade, com prazer garantido.
Três Bagos Reserva Douro tinto 2015 | Lavradores de Feitoria Classificação - 17,5 Preço - 9,50 euros Produzido a partir o leque clássico duriense das castas tinta roriz, touriga nacional e touriga franca, tem a grande virtude da madeira ligeira e muito bem integrada, o que abre caminho para uma jornada à mesa cheia de sucesso. Brilhante com vitela assada no forno.
Volteface Reserva Alentejo tinto 2015 | Volte-Face Wines of Change Classificação - 17,5 Preço - 10 euros Vinho brilhante, fresco e vibrante, produzido a partir de alicante bouschet e syrah. Ótimo para abarcar a empreitada petisqueira, ao mesmo tempo que aborda com segurança uma lebre com feijão ou um arroz de pato.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se é verdade que vestir mais ligeiro, cozinhar nas brasas a céu aberto e dar-se o privilégio do debulhe marisqueiro manual marcam a pausa do quotidiano e do stress do resto do ano, não é menos verdade que é chegado o momento de olhar para vinhos menos óbvios e dar mais atenção ao luxo acessível de abrir uma garrafa especial.

Guardamos o plano do programa «ilha deserta» que todos de uma forma ou doutra transportamos dentro para outra altura, e premiamos os nossos com os vinhos especiais que acumulámos ou que compramos para o efeito. A frescura que nos dá um bom branco num fim de tarde também se atinge com o tinto certo na altura certa, além da panóplia de pratos que se abre perante um bom tinto.

Mais estruturados e macios, servimo-los a 16°C e o efeito regenerador de imediato se faz sentir, seja numa churrascada clássica, seja entregues a uma boa e rica feijoada. As caldeiradas portuguesas de peixe também gostam de tinto, em rigor apenas o marisco ao natural não gosta nem pede, de resto é experimentar, provar e eleger.

 

Leia também:

Porto Rosa: há uma nova categoria de vinho do Porto
4 vinhos rosés para beber com arroz e massas
Campo de Ourique tem um novo bar de vinhos e petiscos