Publicidade Continue a leitura a seguir

10 bons vinhos que mostram a força da família

Saiba mais sobre estes vinhos ao longo desta fotogaleria.
Quinta do Côtto Grande Escolha Douro tinto 2015 | Montez Champalimaud Preço: 50 euros Classificação: 19 O regresso de um clássico, agora pela mão do enólogo Lourenço Charters Monteiro, perfil muito afinado e ao mesmo tempo a manter o perfil tradicional. Grande longevidade e flexibilidade gastronómica.
Quinta do Côtto Vinha do Dote Douro tinto 2015 | Montez Champalimaud Preço: 20 euros Classificação: 17,5 Um micro-terroir identificado na Quinta do Côtto que oferece frescura e caráter. Tonalidades terra, a sugerir trufas e grafite, com ligeiros toques salinos, configuram o vinho como verdadeira bebida de prazer.
Quinta da Casa Amarela Grande Reserva branco 2017 | Laura Regueiro Preço:35 euros Classificação: 17,5 Entrada da casa no patamar mais elevado dos brancos nacionais, acidez invulgar para um duriense dos xistos, sinal de enologia e viticultura cuidados. O Douro precisa muito de vinhos com esta afinação e rendimento de sabor.
Quinta da Casa Amarela Laura Douro 2015 | Laura Regueiro Preço: 70 Classificação: 18,5 Vinho impressionante, pela força e ao mesmo tempo pela elegância que demonstra, assinando uma das mais felizes concretizações de sempre na casa. Em jeito de homenagem à produtora, representa a um tempo o feminino e a virilidade de que só o Douro é capaz.
Vinha de Martim Douro branco 2017 | Quinta Vale D. Maria Preço: 70 euros Classificação: 18 Vinho branco de solos de transição xisto-granito, marcado por grande frescura muito bom potencial de envelhecimento. O reduto inevitável para quem quer fazer bons brancos. Este é a própria festa do sabor e intensidade.
Quinta do Vale D. Maria Douro tinto 2016 | Quinta Vale D. Maria Preço: 50 euros Classificação: 18,5 O melhor Vale D. Maria de sempre, é o que se oferece dizer, quando à habitual força duriense se associa a extrema elegância e reticulado da estrutura cuidadosamente urdida. Fascinante na evolução vagarosa em boca.
Vinha da Francisca Douro tinto 2016 | Quinta Vale D. Maria Preço: 70 euros Classificação: 18 Uma vinha muito especial, que leva o nome da filha de Cristiano van Zeller e que tem sido acompanhada de muito perto por pai e filha. Taninos finos, acidez bem trabalhada e um rendimento de sabor notável.
Colecção Privada DSF Touriga Francesa Península de Setúbal tinto 2016 Preço: 13,90 euros Classificação: 17 Produzido em vinhas de areia, perto da casa-mãe, apresenta-se patrimonial da casta que lhe dá origem, com os expectáveis toques salinos proporcionados pela proximidade atlântica. É vinho que merece pelo menos dois anos de guarda em cave e que merece a melhor mesa.
Colecção Privada DSF Grand Noir Alentejo tinto 2015 Preço: 13,90 euros Classificação: 18 Fantástico binómio força-caráter, a mostrar uma casta relativamente desconhecida mas que está na essência dos vinhos tradicionais de talha, produzidos a partir de vinha velha. Muito flexível à mesa, merece guarda em cave por muitos e bons anos.
Colecção Privada DSF Syrah-Tannat Península de Setúbal Preço: 13,90 euros Classificação: 17,5 Castas da predileção de Domingos Soares Franco, que neste vinho entendeu reunir em lote. Muito interessante como perfil, apresenta taninos vigorosos mas bem trabalhados, resultando num vinho pronto a beber e preparado para a mesa da caça que se aproxima.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cristiano van Zeller, Miguel Montez Champalimaud, Laura Regueiro e António Soares Franco encabeçam hoje as respetivas casas com títulos e perfis vanguardistas, porque sabem que a liderança e a inovação são o único caminho possível para a afirmação dos vinhos portugueses no mundo. De nada adianta seguir cegamente a tradição, se o embate com aquilo que o mundo está a produzir não garante a vitória e não produz caminho para o futuro.

De repente, olhamos para as quatro casas clássicas do nosso vinho e não encontramos senão novidade, fulgor e capacidade de regeneração. Caminho notável, criado com o apoio de gerações sucessivas das famílias do vinho. Deixamos uma seleção para saborear, provar e guardar, e para fazer uma saúde à grande força que pode ser a da família. Veja estes 10 exemplos de vinhos na fotogaleria acima.

 

Leia também:

4 quintas da região dos vinhos verdes que vale a pena conhecer
Ilha: conheça o delfim dos vinhos madeirenses
7 bons exemplos de vinhos feitos nas quintas do Douro