Publicidade Continue a leitura a seguir

Costa Vicentina: uma roadtrip por praias de ribeira e de mar

Em Odeceixe, a mistura de águas entre a ribeira de Seixe e o Atlântico criam um cenário digno de admirar. (Filipe Amorim/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A estrada vem de cima, desde Alcácer do Sal, e sem desvios leva três horas a percorrer, até atingir o seu ponto final, em Lagos. A EN120 é, sobretudo, uma estrada de retas, vencidas as curvas da serra de Grândola, de Odeceixe e do Espinhaço de Cão. Ao entrar em território algarvio mal cruza a ribeira de Seixe, aproxima-se do litoral e ganha também, ela própria, configuração de espinha, com ramificações para as praias da Costa Vicentina. Com isso, cria condições para uma espécie de roadtrip em ponto pequeno – quem disse que as roadtrips se medem às centenas de quilómetros?

Quem começa da costa sul vem por Lagos e, passado Bensafrim, tem a albufeira de Bravura a 10 minutos de desvio para a direita. Vale a pena, para admirar de longe. Se é para mergulhos, há que seguir em frente: escala seguinte, BORDEIRA, agora para o lado esquerdo, o do mar. Exige meia hora de caminho, mas a visão da mistura de águas, quando a ribeira da Bordeira encontra o Atlântico, faz merecer o desvio. Assim como a praia, também chamada Carrapateira, que ganha «dois areais», um de água doce, outro de salgada.

A ribeira da Bordeira desagua na praia com o mesmo nome, também chamada Carrapateira (Filipe Amorim/GI)

As feijoadas da Taberna do Gabão são um ótimo pretexto para uma paragem na vila de Odeceixe. (João Mestre)

De novo para norte, passa-se ALJEZUR e cruza-se a ribeira homónima, que parece agora um inofensivo fio de água, mas que já teve força para destruir a ponte medieval ali existente até 1947. Aliás, água terá sido um elemento abundante na vila antiga, pensa-se até que o seu nome vem do árabe al-jazira, «a ilha», e sabe-se que era um porto movimentado.

A ribeira já não é navegável, mas vale a pena seguir-lhe o rasto até ao mar, pela estradinha que parte junto das piscinas municipais, tanto para admirar a zona lagunar que se forma perto da foz, como para tirar partido da dualidade rio-mar que cria na praia da Amoreira.

Passada Aljezur, a EN120 abre 4 quilómetros de reta, que divide ao meio a aldeia de ROGIL, merecedora de duas paragens, ambas por razões do estômago. Primeiro, o Pão do Rogil, padaria de linhas modernas com mais de meio século de tradição familiar na matéria.

 

A ribeira de Aljezur atravessa a vila que lhe dá nome, rumo ao Atlântico – e à praia da Amoreira. (Filipe Amorim/GI)

Adiante, o Museu da Batata-Doce que, não sendo um museu no sentido literal, põe em exposição as potencialidades deste tubérculo que por aqui tem denominação IGP – em gulodices como pastéis, pudins, tartes e tortas, e também em petiscos e pratos, entre eles a salada de polvo, a torta de bacalhau e os rojões, tudo isto com (mas também há opções sem) batata-doce.

Daqui, anda-se outra dezena de quilómetros até começarem as curvas. Que são bom sinal: sinal de que ODECEIXE está perto. Antes de chegar à ponte do Seixe, vira-se – por ali adiante começa o Alentejo, e a linha de água serve-lhe de fronteira natural, deixando do lado de cá a praia, derradeiro posto balnear algarvio.

Em querendo, no regresso sobe-se à vila, airosa e com belas vistas sobre o amplo vale cavado pelas águas – e com as feijoadas de choco e de búzios da Taberna do Gabão como pretexto adicional –, mas o sentido da viagem está no mar. E na ribeira, que vai ganhando ar de rio, à medida que se estende até ao estuário.

A praia de Odeceixe é um glorioso final – de rio, de Algarve. E de viagem. Mais ainda quando, pelo final do dia, o vale aberto a oeste se inunda de luz.

 

 

MERGULHAR
Praia da Bordeira/Carrapateira
Praia de mar e de rio, na foz da ribeira da Bordeira
Carrapateira, Bordeira (Aljezur)
GPS: 37.1974, -8.9067

Praia da Amoreira
Praia de mar (Bandeira Azul) e de rio, na foz da ribeira de Aljezur
Aljezur
GPS: 37.352, -8.8431

Praia de Odeceixe
Praia de mar (Bandeira Azul) e de rio, na foz da ribeira de Seixe
Odeceixe (Aljezur)
GPS: 37.4399, -8.7974

COMER
Restaurante do Cabrita
Peixe fresco, mariscos e petiscos. Ao almoço, serve até às 17h00
Estrada da Praia, Bacelos do Rio, Carrapateira (Aljezur)
Tel.: 282973128
Encerra à quarta
Preço médio: 20 euros

Taberna do Gabão
Cozinha de mar e alentejana.
Rua do Gabão, lt 9, Odeceixe (Aljezur)
Tel.: 282947549
Encerra à terça
Preço médio: 20 euros

COMPRAR
Pão do Rogil
Avenida 16 de Junho, Rogil (Aljezur)
Tel.: 282998203
Não encerra

Museu da Batata-Doce
Estrada da Esteveira, Rogil (Aljezur)
Tel.: 282994132
Não encerra.

FICAR
Monte da Vilarinha
Turismo rural de charme, com 9 casas e 3 quartos, a 8km da Carrapateira
EM1135, Bordeira (Aljezur)
GPS: 37.1688, -8.8586
Web: montedavilarinha.com
Quarto duplo a partir de 81 euros por noite

 

Leia também:

Algarve Fluvial: De Silves a Ferragudo, ao longo do maior rio algarvio
Algarve Fluvial: Roteiro em busca de oásis serranos, por Loulé e arredores
Algarve Fluvial: à descoberta de Tavira e do rio que muda de nome
Algarve Fluvial: roteiro pela margem do grande rio do sul