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Porto: esta marca faz da cortiça um estilo de vida

Percorra esta fotogaleria para conhecer os produtos da Sobri. Na imagem, a Sobri Cork House, misto de showroom e alojamento local. Fotografias: DR
A Sobri aposta em produtos de design intemporal e unissexo, feitos com matérias-primas naturais e sustentáveis, com destaque para a cortiça - que é aplicada a têxteis e a mobiliário.
T-shirt e boné feitos em algodão orgânico, com aplicações de cortiça preta, que pode ser usada como alternativa à pele animal.
T-shirt de algodão orgânico com número em cortiça preta. Todas as peças de vestuário da Sobri são sem género.
A cortiça também é usada para fabricar móveis, que podem ser personalizados ao gosto do cliente.
A Sobri Cork House está equipada com algum mobiliário da marca (como os bancos em primeiro plano). A roupa e os acessórios estão expostos num móvel.

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Cristiana Rebelo e David Sobrinho são os cofundadores da Sobri, uma marca de lifestyle que aposta em produtos de design intemporal e unissexo, feitos com matérias-primas naturais e sustentáveis, com destaque para a cortiça, aplicada a mobiliário e têxteis.

Os primeiros artigos foram lançados em abril passado e, em outubro, o casal abriu a Sobri Cork House, na Rua do Almada, misto de showroom e alojamento local. Por marcação, os clientes interessados em conhecer a marca podem ir lá ver as peças.

Sobri Cork House, showroom e alojamento local na Rua do Almada.
Fotografia: DR

Num móvel de ferro e aglomerado de cortiça escura – diferente da imagem mais comum deste material versátil, que aqui se valoriza -, há várias peças expostas. Há uma carteira e um porta-cartões de cortiça preta, t-shirts de algodão orgânico com apontamentos de cortiça e um boné de algodão orgânico com cortiça preta na pala e no botão – que se confunde com pele e pode ser uma alternativa à mesma, diz Cristiana. É tudo da Sobri – diminutivo do apelido Sobrinho, que também remete para sobreiro.

A preocupação com a sustentabilidade da marca reflete-se na seleção das matérias-primas. E no facto de a produção ser feita em fábricas portuguesas de pequena dimensão e conhecidas da dupla, que já pensava neste negócio desde a faculdade – David estudou marketing e Cristiana psicologia.

Uma das t-shirts da Sobri, feita de algodão orgânico, com pormenores em cortiça preta.
Fotografia: DR

A ideia ganhou forma com um empurrão do StartUP Voucher, um programa de apoio ao empreendedorismo jovem, gerido pelo IAPMEI, que lhes garantiu apoio financeiro, por um lado, e mentoria da Amorim Cork Ventures, por outro.

Como complemento surgiu depois a Sobri Cork House, que tem móveis da Sobri, chão de cortiça e quadros com publicidade antiga da Junta Nacional da Cortiça, e pode acolher até quatro pessoas (a partir de 70 euros, o pequeno-almoço não está incluído).

Personalização

Peças como o boné e os móveis podem ser personalizados a pedido. O boné pode ter uma letra ou um número bordados e os móveis diferentes tamanhos e alturas.

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