Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma aventura sensorial para experimentar no Porto

A Banzai fica na rua Dr. António Emílio de Magalhães, perto do Mercado do Bolhão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

“Uma combinação de escape game, game show japonês e uma aventura sensorial”, é assim que Joaquim Valente descreve o Banzai Challenge. Este é um dos dois primeiros jogos da Banzai, “um espaço de diversão com jogos originais”, aberto em junho, a dois passos do Mercado do Bolhão.

Este é o segundo projeto do casal Joaquim e Taís Nomi Valente que, em 2014, abriu a primeira empresa de escape games no Porto, a Porto Exit Games. O Banzi Challenge é um “live action game” dirigido para pessoas “dos 8 aos 80 anos”, que faz lembrar, segundo quem já experimentou, os Jogos sem Fronteiras ou o Nunca Digas Banzai (Takeshi’s Castle), um programa nipónico exibido em Portugal, por volta de 1994, onde os participantes japoneses tinham de ultrapassar diferentes provas físicas.

O Banzai Challenge apresenta várias provas que as duas equipas participantes têm de ultrapassar. (Fotografia: DR/Banzai)

O casal, que considera este tipo de jogo uma evolução dos escape games, garante que é «único no mundo», não tivesse já experimentado os mais variados jogos de recriação pela Europa, Ásia, América e África. Depois de não terem encontrado “nada de inovador” para importar, Joaquim e Taís decidiram fazer algo de raiz. «Juntámos [na Banzai] coisas que queríamos ter nos escape games, como a pontuação e jogos mais demorados».

O resultado é uma experiência imersiva, jogada por um grupo dividido em duas equipas – os ninjas e os samurais. O jogo dura cerca de duas horas e dele fazem parte atividades que exigem o uso dos cinco sentidos, muita energia, coordenação, colaboração, destreza mental e física. As salas onde tudo acontece é completamente automática, o que significa que a pontuação que a equipa alcança no final é aquela que merece, explica Joaquim.

Além do Banzai Challenge, o casal lançou também o Banzai Bomb. Ao contrário do Challenge, este jogo exige mais concentração, capacidade de trabalhar sob pressão e menos atividade física, já que o objetivo das duas equipas participantes, que se falam através de um walkie-talkie, é desativar uma bomba.

Enquanto uma equipa está com a bomba – e pode manipulá-la – a outra equipa, que é uma espécie de “brigada de minas e armadilhas”, tem ao dispor vários manuais de desativação de bombas que, se tudo correr bem, vão dar a resposta do jogo. «É um jogo mais flexível, já que pode ser jogado em qualquer parte», nota Joaquim, acrescentando que é muito procurado por empresas para momentos de team building.

Agora a ideia é levar estas experiências para outras cidades do país e além-fronteiras.

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Dr. António Emílio Magalhães, 24, Porto (Bolhão)
Telefone
915901013
Horário
Das 14h30 às 00h30; sábado das 10h30 às 00h30. Encerra ao domingo.
Custo
() Banzai Challenge: 27,90 euros por pessoa em grupos de 2; 14,50 euros por pessoa em grupos de 10. Banzai Bomb: 14,90 euros por pessoa em grupos de 2; 7,90 euros por pessoa em grupos de 7.

Email
team@banzai.pt

GPS
Latitude : 41.1482922
Longitude : -8.607951400000047

Leia também:

Tem 60 minutos para fugir destes 15 escape games
Há uma nova casa assombrada no centro de Lisboa
Porto: há um novo jogo inspirado na Guerra dos Tronos