Tem 60 minutos para fugir destes 15 escape games

Um jogo, 60 minutos e vários enigmas. É esta a premissa dos escape games, ou jogos de fuga, uma moda que nasceu no Japão mas que está em crescimento em Portugal. Conheça alguns dos espaços, na fotogaleria.

Os escape games terão nascido no Japão, por volta de 2007. A primeira sala conhecida chama-se Real Escape Game e foi criada pelo japonês Takao Kato. Todavia, antes de surgirem estes lugares físicos para jogos de fuga, já havia salas de fuga virtuais, para se jogar online – o Takagism, um jogo japonês, foi apenas um dos que serviu de inspiração a este movimento que está a revelar grande crescimento em Portugal.

Além desse jogo, surgiram outros jogos e também filmes que inspiraram salas por todo o mundo. Depois da explosão no Japão, o conceito espalhou-se pela Ásia, até que chegou à Europa, mais concretamente a Budapeste, Hungria, em 2013. Na cidade húngara as salas proliferaram num ápice, com a primeira sala portuguesa a abrir em Lisboa, no ano seguinte, com o nome de Lisbon Escape Game.

Volvidos três anos, os escape games podem ser encontrados um pouco por todo o país e há muitas aberturas marcadas para 2018. Os temas dos jogos são variados, podendo ser mais ou menos assustadores, misteriosos ou desafiantes, mas há alguns fatores transversais a todos: o trabalho de equipa, os enigmas e os puzzles, a adrenalina viciante de jogar contra o tempo e a emoção de se escapar antes do relógio marcar os 60 minutos.

Veja na fotogaleria acima e nas fichas técnicas abaixo os escape games testados pela Evasões.

 

NOTAS:
Escala de dificuldade
O nível de dificuldade foi apurado tendo em conta as percentagens de fugas de sucesso de cada umas das salas. Considerou-se que se a taxa de sucesso oscilasse entre os 61% e os 100% a sala seria considerada Fácil; se oscilasse entre os 31% e os 60%, seria Média; e se oscilasse entre os 0% e os 30%, seria uma sala Difícil.

Ícones
Para perceber melhor o ambiente de cada um destes jogos, colocamos junto a cada um destes temas que o ajudam a descrever. São estes: terror, mistério, espiões, história, ciência, em casa (serviço ao domicílio), realidade virtual, para famílias com crianças, para grupos grandes/empresas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Mobi Summit: o futuro da mobilidade vai ser discutido em Lisboa
Abriu um novo bar com alma de poeta em Lisboa
Lisboa: Restaurante tem piza grátis esta quinta-feira




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend