Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: cachorrinhos do Gazela ganham prémio de ‘especialidade’ mundial

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da cervejaria Gazela e dos cachorrinhos, no Porto. (Fotografias de Adelino Meireles/GI)
A Cervejaria Gazela foi o único restaurante português na corrida aos prémios.
A especialidade da casa é ali servida desde 1962. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
Antigamente os cachorros eram servidos inteiros. Agora, são fatiados. (Fotografia de Igor Martins/GI)
A cervejaria Gazela tem vindo a crescer e o ano passado abriu segundo espaço na Praça da Batalha. (Fotografias de Adelino Meireles/GI)
A receita de sucesso é a mesma. O «segredo está no molho e na forma como se trabalham o pão, a salsicha e a linguiça», diz Américo, o dono do espaço.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os cachorrinhos da cervejaria Gazela, no Porto, foram eleitos uma das cinco «house specials» («especialidades da casa», em tradução livre) mundiais nos prémios The World Restaurant Awards, e Américo Pinto, o dono da casa, não podia estar mais satisfeito. «Foi uma coisa fora de série», confessou à Evasões.

Américo acredita que esta distinção – que coloca os cachorros quentes entre os cinco melhores petiscos do mundo, neste concurso – «vai ser boa para a casa, mas também para a cidade do Porto», ou não fossem os cachorrinhos do Gazela um embaixador gastronómico da cidade, servido desde 1962.

(Fotografia de Igor Martins/GI)

Os cachorrinhos são cachorros quentes, mas especiais. Levam salsicha fresca e linguiça envolvidas em queijo e num molho especial – cuja receita só Américo e o genro, atualmente, é que conhecem – e são servidos num pão tostado e crocante. «Antigamente servíamos inteiro e agora partimos aos bocadinhos porque pessoas preferem», diz o dono do Gazela.

A conduzir os destinos da casa há 48 anos, lembra também que, quando ali chegou, o Porto «estava totalmente diferente, era uma cidade grande mas era muito pequenina», longe do que é hoje graças ao turismo mundial. Como havia «poucos snack-bares», o Gazela tornou-se desde logo muito conhecido por causa dos cachorros. O petisco foi inventado pelo braço direito do fundador da casa.

Esta distinção dos cachorrinhos do Gazela nos World Restaurant Awards surge depois da nomeação que foi conhecida no início deste ano, conforme noticiou a Evasões, e depois da visita do mediático chef Anthony Bourdain à casa, em 2017, durante as gravações do seu programa. Na opinião de Américo, isso também ajudou a que as atenções mundiais se virassem (ainda mais) para o Porto e para este petisco em particular.

 

Partilhar
Morada
Travessa Cimo de Vila, 4 , Porto (Batalha)
Telefone
222054869
Custo
(€) 10 euros
Horário
Segunda a sexta das 12h00 às 22h30.


GPS
Latitude : 41.1448983
Longitude : -8.607569900000044
Partilhar
Morada
Rua Entreparedes, 8, Porto (Batalha)
Custo
(€) Preço médio: cachorrinho: 3,40 euros; francesinha: 9,50 euros; caldo verde: 2 euros.
Horário
Das 12h00 às 22h30. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.1449478
Longitude : -8.60644579999996
Partilhar

 

Leia também:

Cervejaria Gazela abre segundo espaço no Porto
11 cocktails para provar no Grande Porto este verão
5 ideias para aproveitar o fim de semana no Grande Porto