Publicidade Continue a leitura a seguir

Festival Lumina dá cores e formas luminosas a Cascais

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do que se pode esperar do Lumina - Festival de Luz de Cascais 2018. (Fotografias de Carlos Manuel Martins/GI)
O Lumina vai tomar conta do centro de Cascais nas noites de 21, 22 e 23 de setembro.
No percurso haverá mais de uma dezena de pontos de interesse, desde videomappings a instalações.
A luz e as suas formas e nuances marcam a diferença neste festival urbano.
Esta foi uma das obras apresentadas o ano passado.
Este ano participam 14 artistas nacionais e internacionais.
O Lumina acontece na vila de Cascais e é visitado por mais de 400 mil pessoas, diz a produtora O CUBO.
Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais e está entre os 10 melhores festivais de luz europeus.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cascais prepara-se para ganhar novas luzes, formas e cores já no próximo fim de semana, durante o Lumina – Festival da Luz 2018. Este ano participam 14 artistas com 17 instalações artísticas, como videomappings, desfiles e projetos interativos, num convite para as pessoas percorrerem cerca de quatro quilómetros pela ruas da vila, à noite.

Catorze artistas nacionais e internacionais «prestam tributo ao tema do festival através de obras e criações únicas, guiando o visitante ao longo de um percurso de experiências emocionais e sensoriais», sob a forma de projetos contemplativos, videomappings, performances, desfiles e projetos interativos, explica a produtora O CUBO.

O objetivo do Lumina, este ano, é «celebrar cores e formas em todas as suas nuances, sentidos e aspetos, mas também permitir aos visitantes interpretarem livremente diferentes formas de expressão, interagirem e participarem nas obras artísticas, proporcionando-lhes uma experiência única».

A Polónia é o país convidado nesta edição, e como tal vai dar a conhecer a sua gastronomia e cultura, no Polish Corner, e promover a obra de Robert Sochacki, artista polaco convidado no âmbito de uma iniciativa promovida pela Embaixada da República da Polónia em Lisboa. A reforçar a comida polaca haverá, também, junto à baía, 12 carrinhas de street-food com propostas para todos os gostos e carteiras, como por exemplo pizas, tacos, sandes, churros, cachorros quentes e chocolates.

O pátio do Pestana Cidadela Cascais, o Largo da Estação, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e a Baía de Cascais são apenas alguns dos locais a acolher o Lumina, que decorre dias 21, 22 e 23 de setembro das 20h00 às 00h00, com entrada gratuita.

O Lumina – Festival de Luz de Cascais costuma ser visitado por «mais de 400 mil pessoas», segundo a produtora O CUBO, e recebeu este ano o Selo EFFE 2017-2018 Remarkable Festival, atribuído pela European Festivals Association (EFA), pela sua «elevada qualidade artística e significativo impacto a nível local, nacional e internacional» e por ter projetos que envolvem a comunidade. O jornal The Guardian considerou-o um dos 10 melhores festivais de luz da Europa.

 

Notícia atualizada às 19h17 de dia 18 de setembro de 2018 com informação relativa ao número de instalações artísticas, distância do percurso, local das carrinhas de street-food e mapa do recinto.

 

Leia também:

Aqui há comida das avós com vista para o Estádio da Luz
Uma rua para comer, comprar e passear no centro de Cascais
Descobrir a rua do visconde que mandou ligar Cascais a Lisboa