Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta ilha portuguesa encantou um jornal espanhol

Percorra a fotogaleria para ver imagens do roteiro da Evasões em Porto Santo. Na fotografia: uma vista privilegiada sobre a cidade de Vila Baleira no Miradouro da Portela, onde estão três moinhos de vento restaurados. (Fotografias de Diana Quintela/GI)
Jorge Jacinto, ex-comandante da capitania de Porto Santo, é hoje guia turístico nas visitas ao Ilhéu de Cima ou do Farol.
Este farol foi construído há 117 anos (é o segundo mais antigo da Região Autónoma da Madeira), a 124 metros acima do mar.
Francisco Velosa e Vera Menezes são os donos da Loja do Profeta, um cantinho de artesanato inspirado na história da ilha.
O burro - um dos ícones da ilha, uma vez que estes animais foram muito usados até aos anos 80 na cidade - é um dos vários símbolos de uma coleção que o casal criou.
Nas Lambecas, no Largo do Pelourinho, em Vila Baleira, comem-se gelados de máquina feitos por João Reis há 57 anos.
Os clientes fazem filas para comer estes gelados conhecidos pela cremosidade e uma enorme paleta de sabores - mais de 27.
Énio Costa, no seu Restaurante Bar Mercado Velho, garante fazer a poncha com os ingredientes originais (aguardente de cana, sumo de limão, laranja e mel).
Este estabelecimento nasceu no espaço da antiga peixaria/mercado da cidade e manteve muitos elementos originais, como as bancas de pedra, que agora são mesas.
O vento sempre foi uma força-motriz da ilha de Porto Santo, graças ao seu baixo relevo, e permite praticar vários desportos náuticos, como surf e windsurf, com a On Water Academy.
A praia de nove quilómetros de areias douradas dá fama à ilha, conhecida como «Ilha Dourada».
A Fonte da Areia - um importante geossítio na Camacha - foi onde se formaram os grãos de areia que há 15 mil anos deram origem à praia de nove quilómetros da ilha.
No spa do Porto Santo Hotel e Spa pode fazer-se um tratamento com as areias terapêuticas da ilha.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Cinco Dias, um dos mais antigos jornais de economia e finanças de Espanha (do grupo do El País), descobriu a ilha de Porto Santo e deixou-se deslumbrar pela sua natureza e património.

«Porto Santo é daqueles lugares perdidos aonde provavelmente se chega porque alguém falou sobre a sua beleza, talvez ensombrecida pelas preciosidades da vizinha Madeira, a apenas 50 quilómetros de distância», diz o jornal.

O Cinco Dias, de resto, não poupa elogios às praias de areia dourada que dão nome à ilha, ao clima «temperado, seco e com escassa variação térmica ao longo do ano» e à «hospitalidade das suas gentes e a tranquilidade que se respira em qualquer lugar».

A Casa Museu Cristóvão Colombo – onde o navegador de facto viveu, no século XVI, no centro da capital Vila Baleira -, a Fonte da Areia (local geológico de grande importância), o Pico Ana Ferreira e os vários miradouros da ilha de apenas 43 quilómetros quadrados de superfície e que se percorrem em apenas 20 minutos de carro, são outros dos locais referidos no texto.

 

Percorra a fotogaleria para ver imagens do roteiro da Evasões na ilha de Porto Santo.

 

Leia também:

Madeira é o melhor destino de ilhas do Mundo
Porto Santo tem praia, boa comida e passeios todo o ano
Porto Santo perto de ser Reserva da Biosfera da UNESCO