Publicidade Continue a leitura a seguir

10 camas de sonho para todos os gostos

Percorra a fotogaleria para ver imagens destas 10 camas de sonho, de norte a sul do país. (Fotografia: Diana Quintela/GI)
CAMA SUPER SIZE KING Martinhal Cascais Family Hotel, Cascais Quarto duplo a partir de 178 euros/noite (inclui pequeno-almoço) Espaço não falta aos quartos de 40 metros quadrados deste hotel a cinco minutos da praia do Guincho. Seja nos quartos ou suites (estas de 60 metros quadrados), um elemento que se destaca é a cama: grande na verdadeira aceção da palavra, ou não medisse uns confortáveis 2,20 metros de comprimento por 2 de largura, o que a torna maior do que as medidas padrão (2 metros por 2) que se encontram na maioria dos hotéis de cinco estrelas. Os lençóis de cama são cem por cento algodão, o edredão é antialérgico e os clientes podem escolher o tipo de almofada que melhor lhes convém, conforme o tipo de penas, caraterística viscoelástica, mais rijas ou mais moles.
UMA CAMA DENTRO DE UM BALSEIRO The Yeatman Hotel, Vila Nova de Gaia Suite Taylor's a partir de 620 euros por noite (inclui pequeno-almoço) No The Yeatman, é fácil impressionar. A vista, por si só, já arranca suspiros, mas a The Taylor's Suite eleva a fasquia. O quarto enorme, decorado ao estilo inglês, ocupa uma área superior a 90 metros quadrados, o grande terraço privado mobilado dá acesso ao jardim do hotel e as portadas de ripas brancas na casa de banho podem ser abertas, para revelar a belíssima vista sobre o Porto. Mas é no quarto, de paredes vermelhas, que está o apontamento mais inesquecível – a cama, a que se acede por degraus de madeira, encontra-se dentro de um balseiro. Tal como o nome do quarto sugere, a inspiração foram as caves de vinho de uma das marcas parceiras do hotel vínico, a Taylor's.
UMA CAMA DE RAINHA Paço de Calheiros, Ponte de Lima Quarto duplo a partir de 125 euros por noite (inclui pequeno-almoço) Ficar neste palacete de finais do século XVII, onde viveu e vive ainda uma família limiana com um apelido de muitos séculos, é uma encantadora viagem ao passado. O seu guia, o conde Francisco Calheiros, é responsável por boa parte desse encanto, pela graça com que mostra o paço onde tudo está impecavelmente preservado. Das salas e saletas com quadros e armas de antepassados, tapeçaria e obras de arte, móveis maciços que guardam louças, livros e pratas até à magnífica cozinha de granito. E ainda pelos quartos onde dormiram os Calheiros de outras eras, um deles com uma mobília especial – a cama, em estilo império, e as mesinhas de cabeceira pertenceram à rainha Carlota Joaquina e foram arrematadas pela avó de Francisco, Ângela Calheiros, num leilão de peças do Palácio do Ramalhão, em Sintra, quando o Estado transformou a antiga residência da família real em colégio. Mas a cama tem ainda outra história para contar: aquando das invasões francesas, o general Junot chegou a levá-la para um dos palácios de Lisboa para que nela dormisse Napoleão, que anunciara uma visita à capital portuguesa. Napoleão acabou por ficar por Madrid, mas a cama da rainha esteve preparada para ele. Acabou por voltar ao Ramalhão e dali saiu para o Paço de Calheiros, onde se encontra num dos onze quartos da casa principal.
NA CAMA, A OLHAR AS ESTRELAS L'And Vineyards, Montemor-o-Novo Sky Suites a partir de 250 euros por noite (inclui pequeno-almoço) Falar em camas com vista é, obrigatoriamente, falar nas suites do L’And Vineyards, resort de cinco estrelas a quatro quilómetros de Montemor-o-Novo, junto à Estrada Nacional 4. Não é apenas um pormenor. Aqui a localização conta, e muito, afinal trata-se do Alentejo, uma das melhores regiões do mundo para observar estrelas. Algo que pode ser feito a partir da cama do quarto, em qualquer uma das dez Sky Suites do hotel. Tudo graças a um teto em vidro que tem mais ou menos a dimensão da cama. Cama king size, pois claro. Há muitos casais que procuram estes quartos «apenas» pela vista, se bem que o cenário não se esgota no horizonte. Afinal tratam-se de espaços com 120 metros quadrados e todo o conforto, luxo e mordomias associados, incluindo terraço privado com lareira. Um ambiente intimista, à base de madeira e pedra natural, que remete para a Escandinávia – trabalho do arquiteto brasileiro Marcio Kogan. Mas há mais. O restaurante com uma estrela Michelin, a cargo de Miguel Laffan, um spa de vinoterapia com piscina interior e ainda uma adega repleta de bons vinhos. Afinal aqui a estrela é o vinho. E a vista, claro. Um dos poucos casos em que acabar a noite a ver estrelas não tem de ser necessariamente efeito do álcool.
CAMA DE ALTA TECNOLOGIA Sana Evolution, Lisboa Quartos a partir de 90 euros por noite Convenhamos: uma das melhores alegrias de uma boa cama é ficar na cama. Aproveitá-la. Para preguiçar, ver TV ou, apropriando genericamente a palavra (e deixando o resto à imaginação do leitor), namorar. Em particular quando é uma cama pensada para o conforto, como esta, de colchão patenteado pela Sana, presente em todos os quatro e cinco estrelas do grupo – pormenor curioso: foi através de prova cega, com vários diretores da empresa, que se tomou a decisão sobre qual deveria ser o perfil de colchão Sana. Conforto, portanto. Bom, bom é que não seja necessário sair da cama para coisas tão triviais como abrir os estores, apagar a luz, ajustar a temperatura do quarto. E essa é uma das grandes virtudes do Evolution: através da TV ou de uma app instalada no telemóvel ou tablet, o hóspede pode controlar não só controlar a TV como também o ar condicionado, a iluminação do quarto, a quantidade de claridade que quer que lhe entre janela adentro – e janelas generosas são também uma mais-valia neste hotel hitech, em especial nos sete quartos Super Cool, com amplas vidraças sobre a Praça Duque de Saldanha.
CAMA DE DOSSEL Vila Valverde - Design & Country Hotel, Lagos Quarto 13 a partir de 153 euros por noite (inclui pequeno-almoço) Certificado pelo Turismo de Portugal como a primeira unidade rural cinco estrelas do Algarve, o Vila Valverde Design & Country Hotel, na Estrada da Praia da Luz, não é dado a superstições: entre os seus 15 quartos, aquele que leva o número 13 é o mais desejado pelos casais. Além da excelente área, em torno dos 55 metros quadrados, tem uma cama de dossel igualmente ampla, em estilo contemporâneo – nada de veludos ou rococós. Luís Tavares, o proprietário, inspirou-se nas camas do Four Seasons Hotel Ritz Lisbon para conseguir aqui um efeito semelhante em termos de conforto; foi porém mais longe ao somar à base um sobrecolchão de 5 centímetros de espessura. Tudo isto, aliado à roupa de cama em algodão branco com risca preta debruada, garante uma ou mais noites nas nuvens. Por estar no piso superior, este quarto tem também terraço particular com vista para o campo e para o mar, mas o detalhe mais marcante da sua decoração – as cores de base são o branco, o preto, o prateado, o cinza e o bege – é mesmo a casa de banho aberta, com duche panorâmico para dois.
CAMA DE DOSSEL Lagares Douro Villas, Carrazeda de Ansiães T1 a partir de 150 euros por noite (inclui pequeno-almoço) A cama de dossel tem ares de princesa, mas o visual é moderno com um toque romântico, especial em qualquer ocasião. A estrutura de madeira aconchega o colchão e dá guarida a um véu branco transparente que pode ser colocado como a vontade quiser, a envolver a cama ou num dos lados apenas. A gosto, portanto. Esta cama de dossel fica praticamente rente ao chão, é confortável e tem espaço para espreguiçar o corpo as vezes que apetecer ou fechar os olhos para adormecer tranquilamente. Da cama vê-se um quarto grande e amplo, sem muitos adereços, um sofá e pouco mais, e pela generosa porta envidraçada vislumbra-se a paisagem do Douro vinhateiro: socalcos a perder de vista e ar puro que enche pulmões. Aqui respira-se sossego longe da agitação de uma grande cidade. À noite ouvem-se grilos e o amanhecer pode acontecer em tons de verde e azul, se não houver nuvens.
CAMA COM COLCHÃO DE ÁGUA Motel Eclipse, Albergaria-a-Velha Preço: suite Colchão d'Água a partir de 80/110/150 euros (4 horas/12 horas/24 horas) Em 1969, no ano em que nascia o Festival de Woodstock, era criado o colchão de água nos EUA, parte de um projeto universitário que pretendia testar os seus benefícios terapêuticos. Quase cinco décadas depois, a sua fama ganhou novos contornos e, hoje em dia é também, e muito, associado a noites de luxúria. No Motel Eclipse, a Suite Colchão d'Água veio diversificar a oferta do espaço em termos de camas, em 2011. «Na altura, a ideia surgiu porque ainda era algo inovador e diferente. Não havia muitos em Portugal», conta Nuno Sousa, responsável pelo motel que abriu há 14 anos. Na altura, o fator-novidade suscitou «muita curiosidade» nos hóspedes. «Hoje já está banalizado», diz o gerente, enaltecendo, contudo, a «experiência única» que é dormir numa cama como esta, que tem 2 metros de comprimento e outros 2 de largura.
CAMA COM VISTA Natura Glamping, Fundão Tenda para 2 pessoas a partir de 115 euros por noite (inclui pequeno-almoço) A vista é sinuosa, mas imponente. Ao perto, a descida vertiginosa sobre a Cova da Beira, os tons terra da serra da Gardunha, os brancos e amarelos das urzes e os primeiros raios de sol mornos convidam a manhãs enamoradas, mas também a fins de tarde passados dentro destes domos geodésicos feitos de ferro e lona e de janela ampla, escancarada – mas privada – para todo este cenário. Lá longe e envolta em alguma neblina, vê-se o recorte que a serra da Estrela desenha no céu. O ambiente bucólico e o embalo do vento não podiam convidar mais ao romantismo. E para quem gosta de ser bafejado pelo fresco desta época do ano, cada estrutura dispõe de um pequeno balcão com mesa e duas cadeiras onde o tempo perde a pressa do costume.
CAMA COM VISTA A Serenada Enoturismo, Grândola Quarto Baga a partir de 125 euros por noite (inclui pequeno-almoço) Há já algum tempo que A Serenada, casa de charme rural integrada numa propriedade mais vasta situada na encosta oeste da serra de Grândola, nos anda debaixo de olho. Desta feita, porém, há um pretexto de peso para o regresso: entre os seus quartos e suites, há um duplo deluxe que permite apreciar a vista mesmo sem sair da cama. Trata-se do Baga – detalhe adequado num enoturismo: todos os quartos foram batizados com nomes de casta –, que fica numa das alas viradas para a Arrábida e, estava escrito, para a costa atlântica. A cama de casal, com cabeceira em palhinha em tons de castanho e roupa de cama bordada, tem praticamente a toda a volta grandes janelões rasgados na horizontal, o que, nas paredes brancas, cria a ilusão de ecrãs panorâmicos. Do quarto, com chão em tijoleira (mas bem aquecido) e uma área de 21 metros quadrados, faz ainda parte uma casa de banho privativa onde o detalhe mais curioso é mesmo o lavatório em formato de tonel.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é a cama que faz a experiência, é certo. Pode, contudo, ajudar a torná-la memorável – pela vista que oferece, pela sua configuração, pelo simples (e não menos importante) conforto. Juntamos aqui 10 camas diferentes que bem podem valer uma evasão a dois.

Uma cama que pertenceu a uma rainha, de dossel, extra-grandes, de olhos nas estrelas, com vista panorâmica ou com colchão de água: a variedade é soberana, também no que toca ao preço, e basta percorrer a fotogaleria acima para comprová-lo, com detalhes dos hotéis onde se podem experimentar, de norte a sul do país.

 

Leia também:

Lisboa: nova loja Gelato Davvero abre em Santos dia 16
As novas pizas de Aveiro têm nome de máfia italiana
Há um novo hotel à altura da Serra da Estrela