Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: aproveitar o fim de semana antes do Natal

Percorra a fotogaleria para ficar a saber algumas sugestões para este fim de semana. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
1. Descobrir as várias faces do Pai Natal Dar a conhecer as várias ‘faces’ que que foram atribuídas à figura do Pai Natal entre os século XVII até ao XX é o objetivo de «Pai Natal: Metamorfoses e Mitificação», exposição de ilustração e gravura que está presente na Casa-Museu Guerra Junqueiro. Esta mostra é o resultado de uma investigação sobre as mudanças na figura desta personagem ligada à presente quadra. Podem ser vistos 130 imagens e objetos, entre ilustrações, gravuras e litografias, que pertencem ao acervo documental privado de Sérgio Costa Araújo. Este sábado, a Casa Museu Guerra Junqueiro está aberta entre as 10h00 e as 17h30 horas (últimas admissões às 17h00) e domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 horas (últimas admissões às 12h00 e às 17h00, respetivamente). Entrada grátis. (Fotografia: DR)
2. Assistir ao 1º campeonato de sueca em Matosinhos O Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, é já ponto de referência para longas tardes de cartas na mão. Mas amanhã, sábado, entre as 10h00 e as 17h00, vai transformar-se num verdadeiro ringue de sueca. Num evento inédito, os três principais grupos da cidade vão competir entre eles e não vai faltar animação para jogadores e público. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
3. Provar a nova pavlova de Ferrero Rocher da Miss Pavlova Este fim de semana já é possível provar a nova sobremesa da Miss Pavlova, na rua do Almada, pensada para o natal e inspirada no famoso bombom que só se vende no inverno. Trata-se de uma pavlova com merengue de chocolate coberto por uma fina camada de praliné de avelã, creme brulee de avelã e mousse de chocolate de leite. E como se isto não fizesse já crescer água na boca, é ainda finalizada com bombons Ferrero Rocher e avelãs caramelizadas. É uma ótima maneira de inovar a mesa de sobremesas na consoada, já que, para além de ser vendida à fatia ao fim de semana, por 3,50 euros, a especialidade pode ainda ser encomendada para o Natal, a 32 euros por bolo. (Fotografia: Miss Pavlova)
4. Ir à Feira de Artesanato de Matosinhos A 22ª edição da Feira de Artesanato de Matosinhos - FaMa - já está de portas abertas e até 23 de dezembro apresenta 80 comerciantes e artesãos provenientes de várias regiões do país. No Parque Basílio Teles é possível comprar muito artesanato mas também queijos, enchidos, chocolates, entre outras coisas. Entre os stands está casa do Pai Natal onde os mais pequenos podem cumprir a tradição e redigir as tradicionais cartas da quadra. Haverá também workshops realizados por artesão e uma recolha solidária de brinquedos para as crianças afetadas pelos incêndios florestais deste ano. A Feira de Artesanato de Matosinhos funcionará diariamente entre as 10 horas e 19h30. (Fotografia: Lisa Soares/GI)
5. Assitir ao Teatro de Marionetas em São Lázaro O coreto do jardim de São Lázaro recebe este sábado, dia 16, às 15h00 o espetáculo de marionetas «João Pateta». A partir de um dos «Contos para a Infância», de Guerra Junqueiro, a companhia de teatro de marionetas Historioscópio criou este espetáculo musicado ao vivo que conta as aventuras de um rapaz e da sua mãe que vivem na floresta. Ao espetáculo segue-se uma oficina criativa para crianças de criação de marionetas intitulada «O João, a Mãe e a Bruxa». (Fotografia: DR)
6. Encontrar presentes originais na feira À Mostra Amanhã, sábado, entre as 14h00 e as 20h00, pode dar um saltinho ao nº 517 da Rua do Bonjardim e escolher algumas prendas exclusivas para oferecer no natal. Na 3ª edição da feira À Mostra vai poder encontrar obras originais de jovens artistas portuenses que querem dar a conhecer, e vender, o seu trabalho. Há pinturas, desenhos, gravuras, publicações, zines e muitas outras sugestões para presentes artísticos. (Fotografia: Joana Ribeiro/À Mostra)
7. Visitar a Aldeia de Natal em Ermesinde Na «Aldeia de Natal», instalada no Parque Urbano de Ermesinde até 23 de dezembro, não vão faltar atividades para miúdos e graúdos. À indispensável Casa do Pai Natal acrescentam-se ainda casinhas onde se podem ouvir contos, dinamizadas por associações locais. Jogos tradicionais, gastronomia típica, venda de artesanato e um presépio vivo juntam-se também às atrações. Para os mais pequenos vai haver carrossel, insufláveis, canhão de neve e outras animações. A iniciativa é de entrada gratuita e abre portas no sábado, dia 16, às 15h00. (Fotografia: CM Valongo)
8. Comer à moda antiga n’ O Buraquinho Em dias frios, a ‘comida de conforto’ é a que melhor sabe. N’ O Buraquinho, a cozinha é tradicional e pode petiscar-se durante todo o dia. Bifanas, caldo verde, papas de sarrabulho, moelas, alheira, rojões, tripas, bucho, salada de bacalhau ou rancho (ao domingo) são apenas algumas das sugestões deste espaço típico na Praça dos Poveiros. A dois passos de Santa Catarina, é um bom sítio para se fazer uma pausa das compras natalícias. (Fotografia: Igor Martins/GI)
9. Vender, comprar ou trocar na Feira da Pulga O Silo Auto volta a receber mais uma Feira da Pulga este sábado, entre as 14h00 e as 19h00. No 6º e 7º andar do edifício vão estar centenas de carros de mala aberta e repleta de objetos em segunda mão para vender e trocar. Pode até nem estar a pensar fazer compras, mas vale a pena a visita, nem que seja pela música dos dois djs que vão animar a tarde ou pela comida de alguns Food Trucks que também vão estar presentes, como é o caso do Puorto - Honest Food, Combinações Perfeitas e da Combi. (Fotografia: Artur Machado /GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Entre compras de última hora e torneios de sueca, há ainda tempo para boa comida e provar novas sobremesas. Este fim de semana o Pai Natal chega mais cedo a Ermesinde, há espetáculo de marionetas em São Lázaro e uma feira de artesanato para visitar em Matosinhos.

Percorra a fotogaleria para ficar a saber algumas sugestões para este fim de semana.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Pipocas com sabor a piza e capuccino chegam a Portugal
Há um novo restaurante no Porto com carnes maturadas
Porto: Nesta garrafeira prova-se o que é vendido