Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 sugestões para um fim de semana cheio de música

Percorrer a fotogaleria para ver algumas sugestões do que fazer este fim de semana, no Porto. Na foto: Jazz no Parque (Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens)
1. Viajar até Paris sem sair do Porto Abriu um cantinho francês na Rua de Santa Catarina, onde são servidas saladas, sanduíches, panquecas, sobremesas e outras sugestões. A carta está organizada como um roteiro em Paris – os choux (bolinhos da mesma massa usada nos profiteroles, com diversos recheios) surgem ligados ao bairro de Saint-Germain, e as tartines a Montparnasse, por exemplo. Ao domingo, há buffet de brunch, entre as 12h30 e as 17h00. Inclui ovos, croissants, iogurtes, bolos, tartes e quiches caseiros, entre outros aliciantes, e custa 17 euros, podendo o cliente servir-se as vezes que desejar. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
2. Explorar o mundo dos vinhos verdes Provas de vinhos verdes, cursos com enólogos e especialistas, gastronomia e cursos de culinária com chefes de cozinha, passatempos, animação, música, DJ e muito mais, com o Rio Douro como cenário, são as algumas das razões para se visitar mais uma edição deste festival, que acontece de 12 a 15 de julho. O bilhete custa 10 euros. (Fotografia: Carolina Branco/Global Imagens)
3. Comer especialidades caseiras no Bulha Pataniscas de dimensão generosa, polvo à lagareiro com batata a murro, arroz de marisco e até bacalhau à bulha, com azeite, alho, pimentos, cebola e ovo, são algumas das receitas caseiras e de comida tradicional portuguesa que se pode provar, durante todo o dia, à mesa do Bulha, a recente abertura na Rua de Sá da Bandeira. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
4. Assistir ao Campeonato Nacional de Beatbox No sábado, a partir das 14h, será disputado no Silo Auto, o Campeonato Nacional de Beatbox, de onde sairá o representante de Portugal no Beatbox Battle World Championship. As provas serão disputadas sob o olhar do júri, que conta com Oliveira, Rizumik e Zack Person. Os jurados irão avaliar a criatividade e originalidade, técnica, o flow do artista, a postura, a imagem e a evolução dos concorrentes durante todo o campeonato. A entrada é gratuita. (Fotografia: Bruno Martins/Global Imagens)
5. Ver um concerto enquanto o sol se põe A Cooperativa Árvore do Porto, em colaboração com a Câmara do Porto, promove a terceira edição da iniciativa Pôr-do-sol nas Virtudes, que se prolonga até 25 de setembro com música e artes performativas gratuitas. Todas as sextas, às 19 horas, a entrada é livre e convida todos a apreciar o sol que se põe a essa hora. Amanhã atuam os americanos Spires That In The Sunset Rise. (Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens)
6. Ir conhecer a nova churraria do Porto Clássicos – com açúcar e canela -, ou com um dos 18 recheios possíveis, entre eles, Nutella, Kinder Bueno, Ferrero Rocher, Bounty, Oreo, After Eight, caramelo e ananás são algumas das sugestões de recheios para churros, na Churraria Doce Tentação. Mas há mais. Deste novo lugar perto da Cordoaria, também saem pipocas caramelizadas feitas na hora, crepes, waffles, gelados, ice sandwich, granizados de fruta e cola, batidos, chocolates quentes e cappuccinos com sabores. (Fotografia: DR)
7. Ouvir jazz ao ar livre Todas as semanas, aos sábados, a associação Porta-Jazz promove concertos na sua sede (desde maio, na Rua de João das Regras, junto à Praça da República). Dia 14 atua o argentino Demien Cabaud, numa sessão ao ar livre, dividida em dias partes, às 19h00 e às 22h00, com bebidas frescas a acompanhar. (Fotografia: Rui Coutinho/Global Imagens)
8. Beber um cocktail, ver o rio, ouvir música Mesmo em frente às caves da Sandeman, no Largo Miguel Bombarda, em Vila Nova de Gaia, monta-se o Sandeman Stage, todos os sábados, a partir das 18h30, com concertos ao vivo. O terraço do The House of Sandeman Hostel and Suites acolhe, já no dia 14, Miguel da Bernarda e o seu projecto Sultão Veneno.
9. Apreciar as diferentes sonoridades do jazz em Serralves O Ténis de Serralves recebe mais uma edição do Jazz no Parque, onde três projectos contrariam a separação entre o que se considera mais acessível e popular e o que é remetido para o chamado "experimentalismo”. Lucía Martínez & The Fearless fazem-se ouvir, este sábado, às 19h00. O bilhete custa 10 euros.
10. Dar um salto a Espinho para o Festival Internacional de Música A 44ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho já arrancou e decorre até dia 21 de julho. Este fim de semana, no domingo, às 19h00, acontece a colaboração entre o improvisador Hermeto Pascoal com a jovem Orquestra de Jazz de Espinho, num contexto menos usual em que as composições deste músico se farão ouvir num pôr do sol em frente ao mar, esperando-se um concerto em que a imprevisibilidade e a partilha darão as várias tónicas. (Fotografia: Malaco)

Publicidade Continue a leitura a seguir

As temperaturas continuam amenas, as nuvens prometem continuar a pairar no céu, mas não há chuva prevista para estes próximos dias, recheados de eventos ao ar livre. A Alfândega do Porto recebe mais uma edição do festival que dá destaque aos vinhos verdes, o Silo Auto será palco de uma competição de beatbox e a música far-se-á ouvir nas Virtudes, na ribeira de Gaia, em Serralves, na associação Porta-Jazz e em Espinho, em concertos pagos e de entrada livre.

Leia também:

Há um canto de Paris na Rua Santa Catarina
Churros e muito mais na nova churraria do Porto
Porto. Aqui a comida é feita pela mãe e servida pelo filho