Porto. Aqui a comida é feita pela mãe e servida pelo filho

No Bulha, come-se comida tradicional portuguesa a qualquer hora do dia, feita com carinho pela mãe, e servida à mesa pelo filho.

Pataniscas de dimensão generosa, polvo à lagareiro com batata a murro, arroz de marisco e até bacalhau à bulha, com azeite, alho, pimentos, cebola e ovo, são algumas das receitas caseiras e de comida tradicional portuguesa que se pode provar, durante todo o dia, à mesa do Bulha – nome que tem explicação, mas já lá vamos.

À frente desta casa está uma família que decidiu «embarcar numa viagem à qual a vida levou». A mãe, Manuela Barbosa, é a responsável pela cozinha e por todas as receitas que chegam no prato. O filho, João Pedro Rosas, é quem gere a sala e serve às mesas. E o pai, João Nuno Barbosa, também vai dando uma ajuda.

«Foi a realização de um sonho», conta Manuela. «A vida pregou-me umas partidas e eu precisava de fazer alguma coisa que gostasse mesmo.» Deixou um trabalho de escritório e juntou o gosto pela cozinha à experiência que o filho já tinha em restauração para abrir uma casa de comida portuguesa, «daquela que só a mãe é que faz», nota João Pedro.

Fizeram nascer o Bulha no início de maio, num espaço onde antes já funcionava outro restaurante, o 100 Fome. Adaptaram a decoração, mas mantiveram as paredes forradas a paletes de madeira, onde os clientes gostam de deixar dedicatórias, e os mais pequenos de fazer desenhos.

O nome tem duas razões de ser. A proximidade com o mercado do Bolhão é uma delas. A outra remete para memórias de família. De mãe: «Tenho três filhos, três rapazes, e, como é normal, em crianças andavam sempre à bulha», conta Manuela. Ficou o nome e com ele também os miminhos que costumava preparar para os filhos em casa, como a torta de laranja, o brownie de chocolate preto e branco, o de limão «feito com limões lá do meu quintal» frisa, e claro, o doce da mamã, feito com leite condensado, queijo-creme, bolacha e pepitas de chocolate, bem guloso e feito com carinho. Ou não fosse esta uma casa de família.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: 8 locais com ecrã gigante para ver o Mundial
As histórias de pais e filhos que fazem do vinho a sua vida
Café Belga: comida tradicional e batatas fritas na Mouraria




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend