Publicidade Continue a leitura a seguir

Dia Internacional dos Museus: roteiro de norte a sul e ilhas

Percorra a fotogaleria para conhecer as atividades gratuitas programadas para hoje. 1. Museu de Lisboa, Lisboa O Museu de Lisboa tem preparado um «programa fora de horas para as famílias», entre as 18h00 e as 20h00. No Palácio Pimenta o desafio é o Jogo da Glória de Lisboa, para conhecer a cidade quinhentista; no «Debaixo da Terra! Arqueólogos em 90 Minutos», as crianças vão poder simular uma escavação no Teatro Romano e no «Profissões Medievais» vai ser possível ressuscitar 20 ofícios desaparecidos. Já no Pavilhão Preto do Palácio da Pimenta, projeta-se o olhar sobre o que Lisboa poderia ter sido, antes de, no Torreão Poente, os visitantes ficarem a conhecer melhor a cidade que têm debaixo dos pés. Esta atividade destina-se a maiores de 8 anos e custa 4 euros por participante (crianças até aos 12 anos têm entrada livre).
2. Museu da Marioneta, Lisboa «Um Mundo de Histórias», é este um dos programas que o Museu da Marioneta oferece neste dia. Em destaque, as marionetas e tudo o que envolve a arte de animar o inanimado. As visitas são livres e gratuitas, entre as 10h00 e as 18h00. A essa hora, o museu abre portas a um público mais adulto, para uma visita guiada sobre como as marionetas se mantêm «vivas» no museu depois de usadas nos espetáculos.
3. Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha O Museu da Cerâmica, em Caldas da Rainha, associa-se à programação festiva com visitas guiadas à exposição permanente a partir das 12h00 e das 14h00, e com uma palestra sobre «O Papel do Museu na Sociedade» às 16h. No jardim, vão estar oleiros a trabalhar ao vivo. Às 21h30, a Orquestra Ligeira Monte Olivett sobe ao palco em frente ao palacete do Visconde de Sacavém.
4. Museu Marítimo, Ílhavo Este museu de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André esperam atrair marés de visitantes com um dia de visitas livres até às 18h. À noite, 21h30, estreia uma encenação do texto «Mar» (1941), de Miguel Torga, pelo encenador Alexandre Sampaio, que conta com a participação de atores amadores, músicos e bailarinos. A entrada, gratuita, tem convites limitados a duas pessoas.
5. Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal O Museu do Trabalho Michel Giacometti, que reabre neste dia após profundas obras de requalificação lideradas pela autarquia setubalense, recebe o espetáculo «Guitarras do Fado no Museu», com vários artistas, e uma mostra de doçaria regional, ambos a partir das 22h00 e com entrada livre.
6. Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto O Museu de Serralves organiza uma visita orientada por António Choupina, comissário da exposição «Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra». Ali apresentam-se os desenhos e maquetas que o arquiteto produziu enquanto concebia um novo acesso e centro de visitantes para o complexo palaciano de Alhambra, localizado em Granada, Espanha. As visitas, limitadas a 30 pessoas, são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete no dia, a partir das 17h30.
7. Museus da Madeira Na Madeira, não faltam motivos para celebrar a cultura. O Museu Quinta das Cruzes está aberto até às 18h00, hora a que começa a última visita guiada do dia. Já a Casa-Museu Frederico de Freitas prolonga o horário até às 21h30, projetando ao final da tarde o filme «A Mulher de Ouro» (2015), de Simon Curtis. Também o Museu Etnográfico da Madeira, que se mantém aberto até mais tarde, recebe um concerto pelo septeto Madeira Jazz Collective (MJC), no auditório, às 20h.
8. Museu da Cidade, Almada No Museu da Cidade vai estar patente a nova exposição temporária «Memórias do Cinema em Almada», sobre peças que testemunham a história do cinema no concelho e a sua importância no imaginário de gerações. Hoje, dia 18, tanto este museu como o Museu Naval, o Museu Medieval e o Elevador da Fonte da Pipa (Jardim do Rio/Museu Naval) têm entradas gratuitas.
9. Museus nos Açores Saber que 25 cartoons de Luís Afonso estarão em exposição já é motivo mais do que suficiente para ir ao Museu de Santa Maria, nos Açores. A mostra, sobre temas de crítica social, política, lazer e desporto, abre hoje e fica patente até julho. A festa continua no Museu Francisco Lacerda, em S. Jorge, com a inauguração, às 20h00, da exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”, entre outras atividades noutros pontos.
10. Museu Nacional Soares dos Reis, Porto Um espetáculo de breakdance é o que não se vê todos os dias no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Mas vai acontecer mesmo, hoje, às 18h, com entrada livre a propósito do Dia Internacional dos Museus.

Publicidade Continue a leitura a seguir

De norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, há quase 600 atividades programadas, num total de 84 espaços museológicos distribuídos por 46 concelhos. Quer isto dizer que esta quinta-feira, dia 18, todos os museus, palácios e monumentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, têm entrada gratuita.

São esperados milhares de visitantes, e a festa não fica por aqui: sábado, dia 20, é a Noite Europeia dos Museus, a oportunidade ideal para visitar os espaços sob outra perspetiva, certamente mais divertida. Atividades fora de horas é o que não vão faltar e estão todas compiladas aqui. Por agora, vale a pena saber que programas reservam alguns dos museus portugueses para o dia e princípio da noite de hoje. Para isso, basta percorrer as setas da fotogaleria.

 

Leia também:

Portas de museus abrem-se às famílias a 18 de maio
Olaria tradicional portuguesa tem nova loja no Porto
Festivais que convidam a passear de norte a sul do país