Publicidade Continue a leitura a seguir

Aveiro: Dois novos sítios onde dormir no centro da cidade

Percorra a fotogaleria para ver imagens destas duas casas de hóspedes no centro da cidade. Na fotografia: Cale do Oiro (Fotografias: Maria João Gala/GI)
1. Cale do Oiro
1. Cale do Oiro
1. Cale do Oiro
1. Cale do Oiro
1. Cale do Oiro
2. VIC Aveiro Arts House
2. VIC Aveiro Arts House
2. VIC Aveiro Arts House
2. VIC Aveiro Arts House
2. VIC Aveiro Arts House

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um quarto, um tema

Cale do Oiro – O Cale do Oiro fica numa localização privilegiada, no centro da cidade, e leva os elementos que definem Aveiro para dentro dos quartos decorados com motivos que lembram a ria, a praia, o sal. Cada quarto está decorado com pinturas de moliceiros, flamingos, flor de sal, entre outros apontamentos. À entrada há uma luminosa sala de estar e a zona dos pequenos-almoços tem um ar moderno, com almofadas, azulejos, bancos e sofás. Pelos três pisos estão instalados 28 quartos e um pequeno jacuzzi. «Não é um hotel caro», diz Mário Santos, o proprietário. Simples e acessível no coração de Aveiro.

Um estaleiro criativo, uma casa de hóspedes

VIC Aveiro Arts House – Vasco Branco (VIC) tem a sua marca espalhada por Aveiro, com painéis de cerâmica em vários lugares. A casa onde viveu é agora uma espécie de museu e espaço de residências artísticas. Tem uma biblioteca com os seus livros e as suas câmaras de filmar, uma galeria com as suas obras e um cinema com 40 lugares – outrora clandestino e ponto de encontro de opositores à ditadura. E é também uma guesthouse com oito quartos dedicados a este artista, cineasta, pintor, escultor, escritor e ativista social.

O neto Hugo Branco travou a venda da casa, manteve todo o seu espólio e pediu tempo à família para concretizar um plano criativo. E assim surgiu o VIC Aveiro Arts House, uma pérola no centro da cidade com portas abertas para diversos eventos culturais, de concertos a sessões de cinema. «Este projeto serve fundamentalmente para reavivar a memória do meu avô e da sua obra», explica. Nesta casa dos anos 50, decorada à época, tropeça-se em arte, em fotografias de família, em quadros e cerâmicas de VIC, em molduras com os prémios que recebeu em festivais de cinema. Hugo, que trabalha com sons e palavras, envolvido em arte sonora, transformou-a num laboratório criativo, onde se cruza gente de várias partes do mundo.

Partilhar
Morada
Rua Engenheiro Silvério Pereira da Silva, 2 , Aveiro
Telefone
234096107
Custo
() Quarto duplo a partir dos 45 euros (inclui pequeno-almoço)

Website

GPS
Latitude : 40.64202777537037
Longitude : -8.647826642327914
Partilhar
Morada
Rua do Príncipe Perfeito, 14, Aveiro
Telefone
932576947
Custo
() Quarto duplo a partir de 25 euros (sem pequeno-almoço)


GPS
Latitude : 40.63919091198064
Longitude : -8.651718617790948

 

Leia também:

Aveiro: 4 lojas que precisa de conhecer
Aveiro: Novidades para descontrair, comer e beber
Novo restaurante tem carnes no grelhador com vista para as salinas