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Esta loja ‘online’ tem consciência social, ambiental e cultural

Veja mais imagens sobre esta nova loja percorrendo esta fotogaleria.
O projeto é gerido por uma equipa de quatro jovens (Rita Melo, Rita Cortes, Diana Lourenço e Nuno Mesquita).
Todos os produtos vendidos na Dome estão associados a negócios ou causas com consciência social, cultural e ambiental.
Cada uma das peças vendidas está identificada com um ícone que assinala a mais-valia que criou. Se está ligada a um projeto de emancipação feminina, se é vegan, de comércio justo ou feito à mão, por exemplo.
Muitos destes produtos estão a ser desenvolvidos em parceria com organizações não-governamentais.
Alguns dos produtos têxteis que estão disponíveis na plataforma online da Dome.
Também existem marcas portuguesas no catálogo da Dome, como por exemplo a da imagem: Teresa Gameiro (acessórios de moda).
Os candeeiros também são produto nacional: da Orikomi.
Um dos objetivos da Dome é ter, no futuro, um espaço físico.
Pode conhecer melhor a Dome em dome-store.pt.

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Partindo do design e da qualidade dos produtos, em termos de materiais e de produção, a Dome junta numa plataforma digital dez marcas nacionais e internacionais que acrescentam valor(es) social, ambiental e cultural aquilo que fazem. A dar a cara estão três sócios, Rita Melo (designer), Rita Cortes (designer) e Nuno Mesquita (economista), a quem se juntou Diana Lourenço, especialista em e-commerce. Juntos formam uma equipa jovem que está apostar num negócio sustentavelmente diferente.

Depois de reunirem uma equipa com experiência em várias áreas, nomeadamente em negócios sociais, o desafio começou por escolherem marcas que fariam sentido estar sob esta cúpula, de acordo com critérios que os próprios definiram e que têm a ver com as vertentes social, ambiental e cultural. Quiseram ir mais longe e definiram dez classificações que ajudam a caracterizar as peças, de cada artesão. Falamos de coisas muito concretas como, o comércio justo, a emancipação das mulheres, vegan ou feito à mão. Cada peça está identificada com os ícones que as representam e é até possível usá-los como critério de busca.

No futuro querem incluir mais marcas portuguesas – neste momento são apenas duas: Orikomi (candeeiros) e Teresa Gameiro (acessórios de moda). E estão já a caminhar para ter uma loja física para estarem mais perto dos consumidores. Para já, têm uma palavra a dizer na promoção de produtos que, um pouco por todo o mundo, estão a ser desenvolvidos, muitas vezes em parceria com ONGs, mas que precisam de mais visibilidade. Querem manter o critério de que os produtos, por si só, têm de ser bons, mas as histórias a eles associadas, são o grande valor acrescentado.

 

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