Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma mercearia saloia com cafetaria e florista em Lisboa

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da Mercearia Saloia, em Lisboa. (Fotografias de Paulo Spranger/GI)
A mercearia vende colares, brincos, anéis e brinquedos artesanais.
Além da própria mercearia, há uma cafetaria com refeições leves onde se pode comer, com opções sem glúten ou açúcar.
Os produtos podem ser consumidos diretamente na loja.
Tostas também se podem pedir.
Na florista Saudade, que complementa a oferta, há flores da época e de produtores locais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A dona Gracinda vai todos os dias à Mercearia Saloia, e não sai de lá sem uma flor no bolso. «Como estão as minhas saloias?», pergunta, com o à-vontade de quem já é da casa. «Abriram muitos restaurantes estrangeiros nesta zona. Quisemos criar um espaço onde as pessoas do bairro – e não só – pudessem sentir-se em casa», conta Sara Rolim, uma das proprietárias. Mariana e a irmã, Sara, decidiram mudar de vida há cerca de três anos. Deixaram as profissões (em multimédia e engenharia) para se dedicarem ao sonho de ter um projeto em conjunto. Numa antiga padaria encontraram o lugar ideal e nasceu A Saloia. Um sítio com produtos de todo o país e um leque variado por onde escolher.

O vinho vem maioritariamente da região de Lisboa mas há Limontejo, por exemplo, um licor semelhante ao limoncello produzido no Alentejo, que «é único», no país. Não faltam as conservas e compotas, mas quem procurar algo mais doce, pode sempre levar manteiga de amendoim ou de amêndoa da Casca Rija. Uma das novidades é a pasta de tremoço, que teve tanto sucesso que já faz parte de uma das tostas da casa. A encher as prateleiras há ainda produtos como mel caseiro, legumes frescos, queijos, frutos secos, especiarias ou cerveja artesanal. Tudo isto com a possibilidade de consumo na loja. «Se o cliente quiser provar uma compota ou conserva, nós servimos o pão.» Além disso, há cafetaria, a servir refeições leves com sopa, saladas, tostas e bolo durante todo o dia e há várias opções sem glúten ou açúcar. O bolo de chocolate, acrescente-se, é obrigatório. Também há eventos semanais como os workshops de comida saudável e noites de fado.

Com uma oferta tão ampla concentrada no mesmo lugar, tudo parece encaixar sem esforço. E a florista Saudade, do casal Ana Carolina e Raphael Monteiro, acabou por ser a peça que faltava. Os ramos são entregues de bicicleta e fogem ao tradicional, apostando nas flores da época e produtores locais. «Mas para a dona Lucinda o ramo é oferecido, afinal, é a nossa cliente mais fiel», diz Mariana.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Compras, jantares e brunch na Mercearia Santiago
O restaurante italiano que só deveria ter sido mercearia
A nova mercearia de Oeiras tem sabores de todas as regiões