Compras, jantares e brunch na Mercearia Santiago

Na Mercearia Santiago, tanto se pode ir às compras como fazer um brunch domingueiro ou jantar por marcação. A cozinha é como os produtos ali vendidos: saudável.

Aqui os clientes são fregueses, porque a relação é como noutros tempos, de proximidade. As duas sócias tratam-nos pelo nome próprio e até já sabem de cor os pedidos. Nesta mercearia há biscoitos, conservas, cerveja artesanal, chás naturais, chocolates veganos, snacks sem adição de açúcar e sem glúten, óleo de coco ou manteiga de amendoim, bem como produtos de cosmética e artesanais.

Para servir à mesa há panquecas, tapiocas, waffles, papas de aveia, iogurtes com granola, batidos, saladas, quiches, cheesecake. Tudo saudável, exceção feita ao brownie, que é um dos favoritos da clientela, numa receita que Isabel Figueiredo trouxe da Noruega.

Foi aliás Isabel, 55 anos, natural do Porto, que decidiu concretizar o sonho de abrir uma mercearia, depois de fazer o Caminho de Santiago. Não é por acaso que a loja se chama Santiago – e que ali guarde, em jeito de decoração, as botas com que fez a caminhada. Acaso foi Filipa Montenegro, 26 anos, juntar-se ao negócio, ela que era cliente assídua e em quem Isabel viu uma mais-valia por ser formada em nutrição.

Loja, inspirada nas mercearias antigas, mostra os produtos em prateleiras de madeira. O menu é escrito à mão, em ardósias, porque a oferta vai mudando. «Apesar de Vale de Cambra ser um meio pequeno, a verdade é que nos procuram muito, porque há muita tendência para um estilo de vida saudável», refere Filipa.

Os fregueses podem levar para casa o pequeno-almoço e o almoço saudável, só o jantar é que é servido na mercearia, mediante marcação. Há brunch ao sábado e ao domingo, e custa 10,50 euros. É tudo fresco, feito na hora e bem servido. Agora até há uma novidade: palhinhas comestíveis.

E enquanto se enche a barriga, também se pode espreitar o artesanato ou a cosmética. Lá se encontram os míticos cremes de rosto da Benamor, a pasta dentífrica Couto ou os sabonetes de leite de burra da Tomelo.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Av. Camilo Tavares Matos, 505
Telefone
256028895
Horário
Das 08h30 às 19h00; sexta, até às 20h00; sábado, das 09h30 às 18h30; domingo, das 10h30 às 15h00.


GPS
Latitude : 40.851096
Longitude : -8.393896300000051

 

Leia também:

Mercearia Elite: descontraída e com inspiração vintage
Há um novo bar com terraço voltado para a ria de Aveiro
A nova mercearia de Oeiras tem sabores de todas as regiões