Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova loja do Porto tem roupa com GIF e gatinhos estampados

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da loja cubO, no Porto. (Fotografias de Pedro Granadeiro/GI)
A loja cubO vende roupa e acessórios.
São vários os criadores portugueses que ali apresentam as suas marcas.
A loja tem uma exposição de imagens em monitores CRT, numa componente digital.
No espaço vendem-se camisolas de lã, peças em cimento ou cerâmica, lenços e blusas, entre outros.
A roupa tem estampados de imagens feitas com recurso ao código ASCII - em que centenas de carateres juntos dão forma a diversas figuras.
Peças de joalharia também fazem parte da oferta da loja.
O espaço privilegia a arte digital numa série de pormenores.

Publicidade Continue a leitura a seguir

«Não existia ainda, no Porto, um espaço dedicado à arte digital», começa por contar Maria João, que gere o cub0 juntamente com Sandra (s-ara.net). As duas amigas de longa data decidiram abrir este espaço, na Rua da Firmeza, propositadamente fora do Quarteirão das Artes (as ruas Miguel Bombarda e envolventes), para que a arte não estive confinada apenas a uma zona da cidade. Uma das ideias do projeto é «trazer essa arte [digital] a peças mais mundanas como a roupa». Falamos de imagens conseguidas recorrendo ao código ASCII – onde centenas de carateres juntos vão dar forma a diversas figuras -, a GIF ou fotografias populares de gatinhos e cães, que são estampadas em toalhas de rosto, cartazes e, em breve, toalhas de praia e t-shirts.

Mas este é apenas um dos lados do cub0, que tem outros, como os projetos que pertencem as pessoas do Porto, do Norte ou que por lá se fixaram. Dentro do espaço cheio de luz natural, em cruzetas, no chão ou pousadas no expositor criado pela is.to, do criador André Sampaio, encontram-se as coloridas camisolas de lã da snool., o projeto da Maria João, peças de roupa da Dona Pipeta, lenços e blusas da Daniela., calçado da Inguz, peças em cimento ou cerâmica da OYO, colares em algodão da Mi Mitrika, peças de madeira pintadas e cortadas à mão da Freaks & Geeks e peças em lã da Camelotia. Uma das insígnias, a Petit Mignon, de brincos e anéis de latão pintados à mão, está presente no espaço graças à curiosidade de uma rapariga polaca que está a viver no Porto. Depois de ter visitado o cub0 diversas vezes, decidiu fazer a proposta. Aceitaram, e acrescentam que lhes agrada «o tipo de relações que se vão estabelecendo com as pessoas que vivem perto». Até porque, mais do que uma loja, este é um espaço de convívio.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua da Firmeza, 325 (Baixa), Porto
Telefone
968817674
Horário
Das 14h30 às 19h00. Encerra ao domingo (fevereiro, encerra de domingo a terça).


GPS
Latitude : 41.150957
Longitude : -8.607176999999979

 

Leia também:

Uma loja que é uma viagem ao passado no Porto
Roupa personalizada e decoração do Bali no Porto
A nova loja de Luís Buchinho tem vista renovada para o Porto