Publicidade Continue a leitura a seguir

Vincent Farges: da mesa Michelin para o mercado, em Lisboa

O novo restaurante do chef estrelado tem propostas mais acessíveis. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há quatro anos, Vincent Farges abria a primeira casa em nome próprio, o Epur, levando a sua alta cozinha ao Chiado. Um ano depois, vencia uma estrela Michelin, que mantém até hoje. Agora, o chef francês que adotou Portugal há duas décadas ganha uma nova morada, um espaço homónimo no Time Out Market, no Cais do Sodré, aliando a base e origem francesas a uma inspiração portuguesa, e de forma mais democrática, a preços mais acessíveis.

Aqui, a ideia é “exprimir uma cozinha de que gosto, que é trabalhar o produto nacional de forma mais simples. Há uma boa dose francesa, mas com toques portugueses”, explica Farges. A ligação ao mar está bem presente na carta, logo com as sardinhas curadas e fumadas por si, que acompanham uma salada de batatas avinagradas, numa recriação do arenque fumado. Mas também com o peixe do dia (neste dia, a dourada) com crosta de beringela fumada e feijão verde; e o tártaro de salmão com abacate, citrinos, kefir acidulado e picle de pepino. “Gosto muito de picles, da leveza, frescura e acidez que dá ao prato”, diz Vincent.

A carta retrata também o percurso do chef, como é o caso do taramá fumado (uma pasta de ovas de peixe popular na Grécia, onde trabalhou em tempos) com picle de beterraba e manjericão. Há ainda croquetes de porco; salada de fígado de aves; hambúrguer de novilho em pão brioche caseiro; bochechas de porco com vinho tinto, puré de batata e cogumelos salteados; e um dos reis da doçaria francesa, o crème brulée com alfazema.

Vincent Farges.
(Fotografia: DR)

O ano começou com boas notícias para Farges, que expande a sua presença na capital, mas há mais planos até ao final do ano, como abrir duas novas casas com preço mais acessível em Lisboa e em Cascais, local com o qual tem uma ligação especial, ou não tivesse estado mais de uma década à frente da cozinha da Fortaleza do Guincho.

Partilhar
Morada
Time Out Market, Avenida 24 de Julho, 49, Lisboa
Horário
Das 10h às 24h. Não encerra.
Custo
() Entradas desde 4,50 euros; pratos desde 12,50 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245