Publicidade Continue a leitura a seguir

Vila do Conde: no V-Snaq há comida vegan para levar para casa

V-Snaq, em Vila do Conde. (Ivan Del Val/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Raquel Neto, vegetariana há dez anos. sentia falta de opções na hora de uma refeição rápida na cidade. O V-SnaQ nasceu. É o seu contributo para a causa de viver saudável sem abdicar do sabor, um “ativismo” que se faz sem lutas, todos os dias, a conquistar adeptos pela boca. “A ideia é chegar não só aos que já são vegan, mas ao público em geral”, explica a tradutora

Ali, o hambúrguer é rei. O pão é de beterraba. O hambúrguer parece carne, sabe a carne, mas não é. O segredo? “Beyond Meat”, a fabricante americana que imita a carne sem usar proteína animal e que, agora, dá os primeiros passos em Portugal. Quem prova não nota a diferença, mas ali há, na verdade, proteína de ervilha. Nenhum glúten, zero soja. Depois, é queijo vegan, alface, pepino, tomate e cebola roxa. No cachorro, mudam os ingredientes, mas repete-se a receita. Há ainda pizzas, rissóis e folhados. Para a sobremesa, mousse de chocolate, pudim de laranja e um bolinho.

“Quando me dizem que sabe ao mesmo, fico feliz”, atira Raquel, sorrindo. É que ser vegan não é comer “tudo verde, sem sabor e passar fome”. Para a tradutora, que concilia o emprego com o V-SnaQ, foi uma opção de vida, feita “de forma consciente e gradual”.

“Só vou por onde me levam meus próprios passos”. O “Cântico Negro” está escrito na parede e nunca a frase de José Régio – que viveu mesmo ali ao lado na casa hoje museu – lhe fez tanto sentido. Com a pandemia a apertar e um espaço pequeno, há que telefonar a encomendar 30 minutos antes.

V-snaq
Rua de Santo Amaro, 6, Vila do Conde

Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h. Fecha à segunda, terça e quarta-feiras. Às quintas e sextas ao jantar fazem entregas em casa num raio de 15 quilómetros.
Preço: Menu Burguer Veggie 7 euros (com batata e bebida) ou Menu Burguer V-SnaQ 10 euros (com batata e bebida)