Vila do Conde: no V-Snaq há comida vegan para levar para casa

V-Snaq, em Vila do Conde. (Ivan Del Val/Global Imagens)
É fast food e 100 % vegan. O V-Snaq, em Vila do Conde, aberto desde junho, funciona provisoriamente apenas em regime de takeaway.

Raquel Neto, vegetariana há dez anos. sentia falta de opções na hora de uma refeição rápida na cidade. O V-SnaQ nasceu. É o seu contributo para a causa de viver saudável sem abdicar do sabor, um “ativismo” que se faz sem lutas, todos os dias, a conquistar adeptos pela boca. “A ideia é chegar não só aos que já são vegan, mas ao público em geral”, explica a tradutora

Ali, o hambúrguer é rei. O pão é de beterraba. O hambúrguer parece carne, sabe a carne, mas não é. O segredo? “Beyond Meat”, a fabricante americana que imita a carne sem usar proteína animal e que, agora, dá os primeiros passos em Portugal. Quem prova não nota a diferença, mas ali há, na verdade, proteína de ervilha. Nenhum glúten, zero soja. Depois, é queijo vegan, alface, pepino, tomate e cebola roxa. No cachorro, mudam os ingredientes, mas repete-se a receita. Há ainda pizzas, rissóis e folhados. Para a sobremesa, mousse de chocolate, pudim de laranja e um bolinho.

“Quando me dizem que sabe ao mesmo, fico feliz”, atira Raquel, sorrindo. É que ser vegan não é comer “tudo verde, sem sabor e passar fome”. Para a tradutora, que concilia o emprego com o V-SnaQ, foi uma opção de vida, feita “de forma consciente e gradual”.

“Só vou por onde me levam meus próprios passos”. O “Cântico Negro” está escrito na parede e nunca a frase de José Régio – que viveu mesmo ali ao lado na casa hoje museu – lhe fez tanto sentido. Com a pandemia a apertar e um espaço pequeno, há que telefonar a encomendar 30 minutos antes.

V-snaq
Rua de Santo Amaro, 6, Vila do Conde

Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h. Fecha à segunda, terça e quarta-feiras. Às quintas e sextas ao jantar fazem entregas em casa num raio de 15 quilómetros.
Preço: Menu Burguer Veggie 7 euros (com batata e bebida) ou Menu Burguer V-SnaQ 10 euros (com batata e bebida)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend