Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que há de novo para comer e beber no Epic Sana, em Albufeira

Os cocktails do Bluum Bar, no Epic Sana Algarve, têm nomes e ingredientes originais. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem entra hoje no Epic Sana, situado na aldeia da Falésia, talvez não se recorde do que existia num espaço amplo ao lado da receção. Foi ali que nasceu o UDDO, um restaurante japonês contemporâneo revestido a madeira (uddo em japonês), a fazer lembrar os leques japoneses. Para comandar esta izakaya (bar japonês), o grupo apostou no chef e sushiman Dhiego Silva, sendo dele a carta que cruza, com mestria, o sushi de fusão com o peixe da nossa costa e alguns produtos algarvios.

Tataki de toro e puré de amêndoa, vieiras com ponzo de moscatel ou okonomiyaki (panqueca) de caranguejo real são alguns dos sabores que ali se podem provar. O menu não deixa de fora os woks de noodles e arroz, bem como os sakés e whiskys. Descer ao piso térreo é sinónimo, por estes dias, de encontrar um renovado Bluum Bar. O que antes era uma esplanada pouco aproveitada tornou-se uma vibrante sala de estar ao ar livre, com sofás confortáveis, um longo balcão em madeira e plantas.

(Fotografia: DR)

Quem ali passar verá o chef de bar Luís António (Barman do Ano de 2019) preparar vistosos cocktails e mocktails, tão criativos no copo quanto nos nomes: o disaPear, por exemplo, leva gin, pêra, tomilho e sidra; e o be a Zombie, apesar do nome, junta agradavelmente gin, pisco, rum, ginja de Óbidos, laranja e amêndoa. O bar privilegia o uso de produtos locais e da cozinha (vegetais, frutas) e trabalha-os com mixologia moderna, seguindo uma política amiga do ambiente e de redução dos plásticos.

Esta ideia de luxo mais sustentável estende-se ao trabalho que o chef Luís Mourão tem desenvolvido nos vários restaurantes do hotel, como chef executivo. Do italiano Lima – inspirado numa trattoria e renovado recentemente a nível estético e na carta – ao fine dining Al Quimia, é notório o bom uso do pescado e marisco locais, como o robalo, a dourada e a gamba; em linha com as tão ricas tradições algarvias, por ele reinventadas. As criações chegam à mesa na forma de três menus de degustação.

O Captura, mais completo, traz para a mesa sabores marcantes, como tartelete de milho e tinta de choco com sardinha e espuma de pimento; raia com crocante de alho e espuma de verjus (sumo de uva verde); e tamboril com grelos, toucinho e mostarda dijon. Os amantes de carne podem optar pelo Barrocal, enquanto o Alcofa propõe texturas vegetarianas e o menu Descobertas permite escolher três pratos. A harmonização nasce numa garrafeira com rótulos nacionais e internacionais.

 

Partilhar
Morada
Aldeia da Falésia, 8200-593 Albufeira
Telefone
289104300


GPS
Latitude : 37.08857955843751
Longitude : -8.166746271163902