Publicidade Continue a leitura a seguir

Tradição piscatória do Alandroal para descobrir em festival gastronómico

Os restaurantes vão apresentar as suas criações com peixe de rio (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Caldeta de barbo, sável frito com açorda de ovas, carpa assada no forno, achigã grelhado com molho de poejo, tacos, ceviche e sushi de lúcio-perca são algumas das propostas em destaque nos 16 espaços de restauração aderentes ao festival gastronómico.

Dia 24, sábado, realiza-se a sessão de abertura oficial do evento com a inauguração das exposições Maratona Fotográfica 23 e Gentes de Cá, de Victor Rosa, no Fórum Cultural. Durante o dia, na Praça da República, há feira de produtos locais (que ocupará aquele espaço até ao fim de evento) e, a partir das 15h30, no mesmo espaço, jogos tradicionais. Às 16h30 será lançado o livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo.

A programação prossegue no dia seguinte com passeios de BTT e trail e com o Roteiro do Petisco, que se incia às 9h, com concentração no terminal rodoviário. Também no domingo, haverá showcooking, às 17h, na feira de produtos locais. Este será feito com o chef José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos, e a chef Lídia Brás, do restaurante Stramuntana-Gaia.

O Festival do Peixe do Rio nasceu em 2010 como mostra gastronómica e é hoje uma marca identitária do concelho, com o objetivo dar a conhecer a autenticidade e qualidade dos produtos da região e dinamizar a economia local.

O programa completo pode ser consultado no site da Câmara Municipal do Alandroal.