Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabores locais e do mundo no Terroir, em V. N. de Gaia

O clássico bacalhau à Brás, do chef Henrique Sá Pessoa, está disponível no Terroir. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi um pouco “por casualidade” que Henrique Sá Pessoa (com duas estrelas Michelin no Alma, em Lisboa) se tornou chef dos restaurantes Vinha Boutique Hotel. A unidade hoteleira, um refúgio de luxo em Oliveira do Douro, sobranceiro ao rio, é um projeto do casal Miguel Archer Pulido, diretor-geral, e Joana Poças, arquiteta responsável pela reabilitação desta quinta do século XVI.

“O pai do Miguel esteve na Guerra do Ultramar com o meu e ficaram amigos desde então. O meu pai dizia que gostava muito que eu os conhecesse porque tinham um projeto e queriam falar comigo”, conta o chef. Quando teve disponibilidade, foi conhecer o espaço e aceitou o desafio. “É realmente um projeto muito especial, com detalhes que fazem a diferença. Na experiência da restauração e na hotelaria é raro hoje em dia irmos a um sítio onde sentimos que os pormenores são pensados, porque é tudo muito corporativo”, diz Sá Pessoa.

Primeiro, o chef tomou conta do Vinha, restaurante de alta gastronomia com pretensões a estrela Michelin. Recentemente, desenhou a carta do Terroir Brasserie, um “restaurante mais versátil, que serve almoços e jantares em ambiente descontraído e que permite estar na esplanada a beber um copo e a comer um snack”, conta.

Entre a comida de conforto casual, existem várias referências nacionais e algumas internacionais. E muitas das sugestões são para partilhar, como as amêijoas à Bulhão Pato, a salada de polvo, os peixinhos da horta com molho tártaro, a salada de burrata, pesto, nozes e figos secos ou o ovo a baixa temperatura, com batatas, cogumelos e presunto.

Nos pratos principais, há um clássico do chef, o seu bacalhau à Brás, além de cachaço de porco, spaghetti ao alho com gambas ou entrecôte, servido com batata e manteiga perfumada com limão e salsa. Tudo para saborear numa sala decorada por Joana Poças em tons ocres e azuis, repleta de objetos que a arquiteta foi juntando nas suas viagens e que remetem para outras latitudes.

Partilhar
Morada
Rua Fonte da Vinha, 383, Vila Nova de Gaia (Oliveira do Douro))
Telefone
221 154 122
Horário
Das 12h30 às 14h30 e das 19h às 22h30. Não encerra.
Custo
() Preço médio: 40 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245