Publicidade Continue a leitura a seguir

Querido Bistrô: rústico requintado em São Bento

O restaurante ocupa o espaço de uma antiga tipografia, em São Bento
O chef Sérgio Pires passou pelo H2Otel, pelo Yeatman, pelo Estorl Palace e foi subchef de José Cordeiro, antes de chegar ao Querido Bistrô
A dose de sardinhas marinadas com pimentos assados é um dos pratos a provar no Querido Bistrô
O rolinho de frango recheado com alheira e puré de batata com pesto é outra das especialidades de Sérgio Pires
A mousse de chocolate é a sobremesa ideal para terminar a refeição

Publicidade Continue a leitura a seguir

A localização é privilegia­da. Entre a casa da de­mocracia portuguesa e a Praça da Flores fica es­te restaurante que se distingue na Rua Nova da Piedade pelos seus azulejos azuis escuros de Graça Viterbo, no piso térreo da fachada.

Entrando no Querido Bis­trô somos surpreendidos por ser um espaço amplo e cheio de luz. Decorado num estilo rústico re­quintado, tenta ir buscar ligação ao estilo usado no turismo rural Monte de Xisto, em Santiago do Cacém, de um dos donos do res­taurante: João Romeiras. O outro sócio é Rui Querido, dono do pré­dio e que «doou» parte do seu no­me a este negócio. E é ele que nos explica o que existia ali. «Este es­paço era uma antiga tipografia. Fizemos grandes obras. Está ir­reconhecível… O João Romeiras trouxe o seu know-how», expli­ca cheio de orgulho. E tem as suas razões. O chão de xisto, a garrafei­ra, os janelões, os pormenores de­corativos e o pátio interior, onde também se pode almoçar ou jan­tar, são motivos mais do que su­ficientes para Rui Querido poder estar satisfeito. A outra cara do restaurante é Marta Romeiras, a simpática relações-públicas que dá alma ao negócio do pai e de Rui.

Mas um restaurante não vive só do espaço. Vive sobretudo dos seus pratos. E esses estão a cargo do chef Sérgio Pires, que já passou, entre outros locais, pelo H2Otel, pelo Yeatman, pelo Estoril Pala­ce e foi subchef do chef Cordeiro. A sua aposta é «a cozinha regio­nal de fusão com toques interna­cionais». O menu de almoço (9,50 euros) dá direito a uma bebida, uma entrada, um prato e uma so­bremesa. A dose de sardinhas ma­rinadas com pimentos assados, o rolinho de frango recheado com alheira e puré de batata com pes­to deixaram saudades.

Ao jantar a conversa é outra e o preço também. Duas sugestões de Marta Romeiras: presas de porco bísaro coradas em vinha d’alhos, miga alentejana e puré de maçã-reineta ou bife do lombo de vi­tela, bacon, molho farinheira, manga fatiada, chicória, rúcu­la, croutons e arroz de espargos. Tiago Guilherme

Querido Bistrô
Rua Nova da Piedade, 62 (São Bento).
Tel.: 218279877.
Até às 02h00 (a cozinha fecha às 23h30).
Web: facebook.com/queridobistro
Preço médio: 25 euros (ao almoço há menú a 9,50 euros)