Publicidade Continue a leitura a seguir

Bons restaurantes no Porto para fugir aos turistas

Veja nesta fotogaleria alguns restaurantes no Porto onde pode fugir aos turistas. Na fotografia: Casa Aleixo. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
1. O Afonso Este restaurante está todo ele decorado com referências a Fórmula 1 e ao lendário piloto brasileiro Ayrton Senna, de quem Afonso, o dono, é um grande admirador. É também Afonso quem faz todas as francesinhas que aqui se servem, especialidade que lhe valeu uma visita do chef Anthony Bourdain. Não tem as filas e afluência de outros locais da cidade famosos pela sanduíche típica, mas vale a pena uma visita. (Fotografia: DR)
2. Cervejaria Gazela É uma casa que todos os portuenses conhecem. E é ao balcão a melhor local para provar os famosos cachorrinhos da Batalha, de pão estaladiço, queijo derretido, enchidos saborosos e molho picante. (Fotografia: Igor Martins/GI)
3. Casa Aleixo A poucos metros da estação de Campanhã, há um restaurante tradicional onde a especialidade são os generosos filetes de polvo com arroz do mesmo (na fotografia). A carta recheada de pratos típicos portugueses inclui, à quarta-feira, o cozido à portuguesa. As tripas à moda do Porto essas, há-as todos os dias. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
4. Lareira Para além da casa de sempre na rua das Oliveiras, o Lareira tem uma outra a poucos metros do Museu de Serralves, longe do rebuliço da Baixa. A estrela da carta continua a ser a sandes de pernil com queijo da Serra mas é difícil fugir a outros petiscos, como o prego, com ou sem ovo, pernil com vinagrete, alheiras, pataniscas ou este pica-pau (na fotografia). (Fotografia: Igor Martins/GI)
5. O Buraquinho É uma tasca emblemática na cidade, com mais de 80 anos de história. N’ O Buraquinho pode petiscar-se durante todo o dia. Tripas, orelheira, rojões, chispe, bifanas, caldo verde, papas de sarrabulho, moelas. A lista vai longa e cada uma das sugestões é razão suficiente para uma visita a este espaço típico na Praça dos Poveiros. (Fotografia: Igor Martins/GI)
6. Quintal Bioshop À primeira vista é uma mercearia, mas ao fundo da sala serve-se refeições num ambiente luminoso. Indo mais longe descobre-se ainda um fresco jardim escondido nas traseiras. Ao almoço há sempre várias opções vegetarianas e veganas, que vão mudando com a época do ano e os produtos disponíveis na loja. Para provar há ainda sumos naturais, feitos com fruta biológica, tostas de vários tipos, e as deliciosas sopas. (Fotografia: Igor Martins/GI)
7. Maus Hábitos Mesmo no centro da cidade, o Maus Hábitos é uma referência da noite e da cultura portuense. Mas além da forte programação musical e artística, aqui funciona também um restaurante, o Vícios de Mesa, com pizas e vários petiscos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
8. Café Rivoli Ali ao lado, no terceiro piso do Teatro Rivoli, esconde-se um lugar tranquilo e luminoso, com vista privilegiada para a Baixa da cidade. À semana, está sempre disponível um prato do dia, inspirado na cozinha internacional – caril de frango, spaghetti puttanesca ou porco desfiado são alguns dos exemplos da oferta -, sempre com uma opção vegetariana, e acompanhado de sopa e bebida, pelo convidativo preço de 6,50 euros. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
9. Sapore d'Italia É um dos recantos escondidos da cidade, na zona oriental do Porto. João Costa, o pizzaiolo e dono do restaurante é o único que sabe o segredo das pizas, de massa fina e fofa que aqui se fazem em forno a lenha. Com a mesma massa é também confecionado o pão de alho especial da casa. A massa é recheada com uma pasta especial de alho e queijo, enrolada e cortada em pequenos pedaços que se comem em duas trincas. (Fotografia: Vera Pinho/GI)
10. O Macrobiótico É restaurante e ainda cafetaria e mercearia de produtos biológicos. Quem aqui vem almoçar - que jantar só ao sábado -, tem apenas um prato como opção, sempre vegano, mas a certeza de ser pensado ao pormenor. A sugestão do dia é organizada de acordo com a altura do ano e os legumes disponíveis, e preparada de raiz pela chef Raquel Rocha. (Fotografia: Igor Martins/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Comida tradicional portuguesa, petiscos típicos da Invicta ou até pratos de influências internacionais e vegetarianos. Ainda há muito por onde escolher, um pouco por toda a cidade, para comer bem e escapar ao bulício que o crescente turismo trouxe ao Porto.

Veja na fotogaleria acima alguns restaurantes no Porto onde pode fugir aos turistas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

10 segredos para desvendar na Baixa do Porto
Porto: 10 restaurantes para conhecer no Bonfim
Seis restaurantes para ir na hora do almoço na Baixa do Porto