Publicidade Continue a leitura a seguir

Quanto custa comer num estrela Michelin em Portugal?

Percorra a fotogaleria para saber quanto custam os menus de degustação nos restaurantes portugueses com estrela Michelin.
Belcanto, Lisboa - 2 * Michelin No restaurante de José Avillez um jantar pode ficar nos 80 euros, caso se partilhe a entrada e sobremesa e se prove um dos pratos principais, que custam 35 euros. Já se a ideia for lançar-se ao menu de degustação do dois estrelas Michelin, os preços começam nos 125 euros, sem bebidas.
Il Gallo d’Oro, Funchal - 2 * Michelin No dois estrelas do Funchal, o menu mais simples do chef Benoît Sinthon custa 105 euros (sem bebidas) e é composto por quatro pratos.
Ocean - 2 * Michelin Em Alporchinhos, no hotel Vila Vita Park, está o restaurante premiado com duas Michelin, cujo menu mais em conta fica pelos 135 euros. Estes são alguns dos ingredientes que são trabalhados neste menu: taco, frango, arroz de Pato, polvo, pargo, pombo, nozes e marmelo.
The Yeatman, Vila Nova de Gaia - 2 * Michelin No restaurante do hotel de luxo de Vila Nova de Gaia os menus de degustação começam nos 135 euros por pessoa. Ainda assim, é possível provar os pratos de Ricardo Costa no andar abaixo do restaurante com duas estrelas, chamado Orangerie. A equipa é a mesma do The Yeatman, mas os preços são bem mais acessíveis a várias carteiras. O menu de almoço, por exemplo, fica por 45 euros com entrada, dois pratos e sobremesa.
Vila Joya, Albufeira - 2 * Michelin Dieter Koschina é o chef responsável pelo Vila Joya, em Albufeira, onde o menu mais barato fica nos 125 euros (sem bebida). Já à carta, a entrada mais acessível são as ostras com maçã e gengibre, 5 euros, e o prato principal mais competitivo ao nível do preço é a espetada de cogumelos grelhados com frango, porco, ou cordeiro, por 21 euros. A espuma de coco com gelado de manga é uma das sobremesas e custa 9 euros.
O Vista do Bela Vista Hotel & Spa, Portimão - 1 * Michelin Setenta e cinco euros é o que custa um jantar num dos dois mais recentes restaurantes premiados pela Michelin. O menu Vanguarda dá direito a três pratos à escolha. Podem eles ser carabineiro do Algarve, lagostim, robalo do mar, leitão da bairrada e vitela maturada, sobremesa de ananás dos Açores ou pudim de abade priscos. Se bebidas.
Gusto By Heinz Beck, Almancil - 1 * Michelin Inspirado no italiano La Pergola, em Roma, de Heinz Beck, o Gusto tem como chef consultor o alemão, mas é Daniele Pirillo quem executa os pratos. O prémio de um dos novos Michelin é, por isso, a dividir pelos dois e pela restante equipa do restaurante. O preço médio aqui custa 60 euros.
Alma, Lisboa - 1 * Michelin São dois os menus de degustação a 80 euros: Caminhos e Origens. Do primeiro fazem parte ingredientes como lula, presa ibérica na brasa e uma sobremesa de morango, framboesa e merengue; já no segundo prova-se um prato que leva cenouras assadas, outro em que o lombo de tamboril é o elemento principal e, por fim, deixa-se espaço para a tarte tatin.
Antiqvvm, Porto - 1 * Michelin No restaurante de Vítor Matos o menu de degustação fica por 90 euros sem harmonização de vinhos. Ou então opta-se pelo a la carte, com entradas como fígado de bacalhau & dashi de vinho do Porto, bacalhau fumado ou coração de tomate e, para principal salmonete e carabineiro ou pescada de anzol à amêijoas à bulhão pato. A refeição não fica por menos de 50 euros por pessoa.
Bon Bon, Carvoeiro - 1 * Michelin O menu de Rui Silvestre mais acessível tem esta ementa fixa: aperitivos, toro de atum, salmonete peito de pato e uma sobremesa de citrinos. Custa 98 euros sem vinho.
Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira - 1 * Michelin Por 90 euros, o restaurante do chef Rui Paula tem um menu de degustação em que o visitante escolhe entre as duas entradas de tamboril ou ostra, os prato de peixes de rodovalho ou linguado e ainda pato ou churrasco. Conta ainda com sobremesa.
Eleven, Lisboa - 1 * Michelin Dividindo uma entrada e uma sobremesa por dois, uma refeição no Eleven com o menu outonal atual ficaria por cerca de 85 euros, caso se escolhesse o peixe para entrada principal. Já o menu de degustação cinco momentos custa 94 euros.
Feitoria, Lisboa - 1 * Michelin No Feitoria de João Rodrigues o menu mais acessível dá pelo nome de Menu Terra, onde estão beterraba fumada com queijo fresco de cabra, tangerina e avelã, caldo de cebola assada, queijo amanteigado de vaca e pão alentejano, puré de batata, gema de ovo biológico, cogumelos e trufa e uma sobremesa. Tudo, sem bebidas, fica a 85 euros por pessoa.
Fortaleza do Guincho, Cascais - 1 * Michelin O menu de quatro pratos (3 pratos e uma sobremesa) do Fortaleza do Guincho custa 95 euros, sem bebidas. Já escolhendo na carta fixa, uma refeição pode ficar pelos 70 euros. Entre os pratos a la carte estão a sopa da pedra, o carabineiro do Algarve, o salmonete com choco, o peixe galo de anzol, alcachofra e lula; e o porco preto ou cordeiro da beira baixa.
Henrique Leis, Almancil - 1 * Michelin 70 euros por pessoa é o preço médio de uma refeição no restaurante do discreto Henrique Leis, em Almancil. O chef brasileiro mantém a estrela há 17 anos consecutivos.
LAB by Sergi Arola, Sintra - 1 * Michelin O menu descobertas é o mais em conta dos três que compõem a carta de degustação do chef catalão. Inclui amuse bouche, entrada, prato de peixe, de carne e sobremesa. Fica no Penha Longa Resort Hotel.
L’AND, Montemor-o-Novo - 1 * Michelin Miguel Laffan ganhou a estrela com o L'and em 2014, perdeu-a em 2015 e voltou a recuperá-la em 2016. Este ano manteve-se a distinção Michelin neste restaurante do hotel L'and Vineyards, onde Laffan trabalha os produtos da estação num menu a partir de 60 euros (sem bebidas). Já a la carte as entradas tem o preço de 19,50 euros, os pratos principais custam 29,50 euros e as sobremesas rondam os 11,50 euros.
Largo do Paço da Casa da Calçada, Amarante - 1* Michelin O chef Tiago Bonito entrou apenas em abril passado para o Largo do Paço e recebeu logo a visita de dois inspetores Michelin, que esta semana voltaram a depositar confiança no restaurante de Amarante, que era até então gerido por André Silva. O menu de degustação mais em conta custa 105 euros mas, à carta, encontram-se entradas a partir de 19 euros, pratos a partir de 28 euros e sobremesas a 16.
Loco, Lisboa - 1* Michelin O chef Alexandre Silva ganhou a sua primeira estrela no ano passado e manteve-a no guia de 2018. O Menu Descobrir é uma introdução à cozinha de Alexandre e tem 14 momentos (4 snacks, 6 pratos e 2 sobremesas). Custa 80 euros.
Pedro Lemos, Porto - 1 * Michelin Instalado numa casa de granito na Foz do Douro, Pedro Lemos é o chef do restaurante homónimo, onde há menus de degustação e refeições a la carte. Os preços variam entre os 80 e os 120 euros.
São Gabriel, Almancil - 1 * Estrela O chef Leonel Pereira tem menus de degustação no São Gabriel a partir de 98 euros. Já pedir à carta fica por 70 euros, sem vinhos.
William, Funchal - 1 * Estrela No Funchal, o chef Luís Pestana prepara menus de degustação a partir de 120 euros. A refeição inclui cinco pratos.
Willie’s, Vilamoura - 1* Michelin No restaurante do chef Willie Wurger, com uma estrela Michelin há 11 anos, uma refeição fica entre os 60 e os 80 euros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é para todas as carteiras, é certo. A técnica exige sabedoria, que exige tempo aos chefs, pesquisa, trabalho duro, tentativas e mais tentativas, já para não falar do valor encarecido de muitos ingredientes utilizados. Mas, entre os 18 restaurantes com uma estrela Michelin e outros cinco com duas estrelas existem menus de degustação com vários preços e ementas a la carte, de preços variados, dos 50 aos 120 euros. Na fotogaleria acima, a Evasões reuniu os preços mínimos ou médios que podem dar uma noção de quanto custa ir a um dos 23 Michelin portugueses.

 

Leia também:

Os dois chefs que trouxeram mais estrelas ao Algarve
Brigadeiros: os mais saborosos em Lisboa e no Porto
Lisboa: 8 sugestões para um fim de semana sem chuva