Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 9 restaurantes asiáticos que valem a pena visitar

Percorra a fotogaleria para conhecer 9 restaurantes asiáticos no Porto que valem a pena conhecer. Na fotografia: Subenshi (Fotografia: Maria João Gala/GI)
1. RO O ramen é a grande atração deste restaurantes que nasceu em 2016 da parceria dos chefs João Pupo Lameiras e Francisco Bonneville. A especialidade japonesa - um caldo rico e saboroso onde se mergulham noodles e outros ingredientes variados - não está sozinha na carta. Há também lugar para os okonomiyaki - uma espécie de panqueca - e ainda gelados de sabores exóticos. (Fotografia: Igor Martins/GI)
1. RO (Fotografia: Igor Martins/GI)
2. 3 Hyoshi Sushi, petiscos e cocktails são os três pilares deste restaurante japonês, distribuído por três pisos. A acompanhar as peças de sushi mais tradicional, caso dos temakis, nigiris e sashimi, estão os tais petiscos que habitualmente se servem nas tabernas japonesas, como as tempuras, de bacalhau com molho sumisô ou até de legumes e camarão. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
2. 3 Hyoshi (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
3. Shiko O desejo do chef Ruy Leão de dar a conhecer um outro lado da cozinha japonesa ao Porto fez nascer o Shiko, um lugar de aconchego, e onde não há espaço para combinados e freestyles. Embora o sushi faça parte da ementa, a grande estrela são os petiscos asiáticos, como o sunomono, okonomiyaki, kimchi e outros com nomes mais fáceis de decifrar, como o frango agridoce, tempura de caranguejo de casca mole ou peixinhos da horta. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
3. Shiko (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
4. Bao's Aqui os sabores chegam diretamente dos mercados de Taiwan, onde reina o Gua Bao, um pequeno pão de massa pálida cozido ao vapor, que João Winck não hesitou em trazer para a Baixa do Porto. No menu, à receita tradicional recheada com barriga de porco, picles, coentros e amendoim, juntam-se criações vegetarianas com tofu, uma de bacalhau e outra com caranguejo de casca mole. Há ainda versões doces, para saborear a qualquer hora do dia. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
4. Bao's (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
5. Ikeda Neste restaurante japonês não se serve apenas peixe cru. Da cozinha de Agnaldo Ferreira e Christian Oliveira saem muitos e variados pratos: tártaros, chirashis, ramen e ainda carne wagyu fatiada sobre massa de trufas negras e parmesão. A longa carta de saquês - são mais de 40 referências - complementam o que chega à mesa. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
5. Ikeda (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
6. Subenshi Foi num edifício antigo com vista para o jardim da Cordoaria que se instalou o Subenshi, depois da primeira casa, em Aveiro. Salmão, atum, peixe-galo, vieira, pargo e espadarte são exemplos de peixes usados para construir as peças de sushi. Existem dois menus: o kaishi, com peças de sushi tradicional, para quem gosta do sabor genuíno do peixe; e o benshi, composto por peças de fusão. A oferta não se fica por aqui, e inclui, por exemplo, ceviche com diversos peixes marinados em lima com cebolinho e molho ponzu. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
6. Subenshi (Fotografia: Maria João Gala/GI)
7. Gion Refeições completas e inspiradas nas raízes da cozinha japonesa é o que o sushiman Bruno Cardoso se propõe a servir no pequeno Gion. Aos combinados, de quatro a seis peças, de uma variedade de makimono, nigiri ou gunkan, juntam-se entradas que se deixam viajar por outras cozinhas. Ceviche, tempura e okonomiyaki (na fotografia) são algumas das sugestões que se podem seguir de massa com camarão, lulas e polvo, ou bife angus com legumes grelhados, por exemplo. Para terminar, sugere o chef – e ninguém se arrependerá de fazer-lhe a vontade – a tarte merengada de yuzu, um aromático citrino japonês. (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)
7. Gion (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)
8. Namban Oporto Kitchen Café No final do ano o Namban ganhou uma nova casa, na rua dos Bragas, onde se encontram os mesmos pratos de comida caseira japonesa, toda confecionada de raiz por Sako Arao. Além dos habituais menus de almoço (9,50 euros), que incluem sempre uma sopa, prato principal (com opção vegan), salada e picles caseiros, o novo Namban também junta à ementa sugestões de pequeno-almoço e lanche, como as torradas de pão de arroz ou as panquecas de trigo sarraceno servidas com creme de soja e compota fermentada, por exemplo. (Fotografia: Artur Machado/GI)
8. Namban Oporto Kitchen Café (Fotografia: Artur Machado/GI)
9. Boa-Bao Depois de Lisboa foi a vez do Porto receber o restaurante pan-asiático Boa-Bao. Tailândia, Malásia e Indonésia são alguns dos países cujos pratos tradicionais figuram na carta, em forma de caris, dim sum («bolinhos» cantoneses recheados e cozidos a vapor), ou até tiras fritas de carne de vaca seca com sésamo. No bar há para conhecer uma lista de cocktails, também eles com um toque asiático. (Fotografia: DR)
9. Boa-Bao (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando se fala em comida asiática o que mais facilmente vem à memória é o sushi. A especialidade japonesa, que apaixona uns e assusta outros, rapidamente conquistou várias cozinhas na cidade, umas mais tradicionalistas e outras mais criativas e ousadas. A gastronomia oriental, no entanto, vai muito além do peixe cru e nos últimos anos têm vindo a surgir cada vez mais casas decididas a mostrar o lado desconhecido da comida asiática.

Ao lado do ramen, um caldo rico e saboroso onde se mergulham noodles e ingredientes variados, que tem já reputação na cidade, surgem nas cartas outras especialidades, com o bao tailandês, o caril amarelo da Malásia ou os dim sum – «bolinhos» cantoneses recheados e cozidos ao vapor.

Em todos estes restaurantes, os produtos frescos e a confeção cuidada são o segredo que faz quem lá vai querer voltar.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer 9 restaurantes asiáticos no Porto que valem a pena conhecer.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Boa-Bao: o asiático da moda já chegou ao Porto
Subenshi: Sushi puro e duro no novo restaurante do Porto
Tori: Cor, frescura e fusão «limpa» na nova sushi house do Porto