Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 7 sítios para um almoço saudável e barato

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns restaurantes saudáveis e baratos para almoçar no Porto. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
1. Urbana - Verdadeira Mente Natural (Foz) O objetivo deste restaurante ao pé do mar é promover uma alimentação consciente e natural, apresentando uma carta recheada de refeições nutritivas mas baratas. A maior parte das opções fazem-se à base de vegetais e fruta – com exceção para o salmão fumado, o presunto e o fiambre, que surgem numa salada, num wrap e numa tapioca. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
1. Urbana - Verdadeira Mente Natural (Foz) (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
2. Creperia La Bombarde (Foz) A especialidade da La Bombarde são, como é de adivinhar, os crepes. Seja nas versões salgadas e de inspiração bretã ou até mesmo nas criações mais adocicadas. As saladas são também uma boa surpresa que chega em três tamanhos, pequeno, médio e grande, para apetites de igual dimensão. É possível provar uma combinação mais simples de alface, rúcula e tomate, mas também a de frango grelhado, cogumelos e ananás, a de salmão fumado com palmito, alcaparras e requeijão ou a de brie, mel e nozes. (Fotografia: Igor Martins/GI)
2. Creperia La Bombarde (Foz) (Fotografia: Pedro Correia/GI)
3. Picaba Natural Café (Foz) Na ementa desta cafetaria que mora na base do Edifício Transparente destacam-se as opções leves e frescas para o verão como o açaí na tigela, iogurte natural, fruta e, claro, saladas. Das mais simples até às mais ricas e complexas, caso da salada de atum em crosta de sésamo com molho teriyaki e mozarela fresca, ou a de frango com chutney de manga. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
3. Picaba Natural Café (Foz) (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
4. Noshi (Baixa) O Noshi privilegia a ligação à natureza e a alimentação saudável. Carnes de porco e vaca não entram, mas servem-se carnes brancas, salmão, anchovas, frutas, pudim de chia e alguns produtos sem glúten, como a quinoa, pratos de bulgur, couscous, massa integral ou arroz selvagem. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
4. Noshi (Baixa) (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
5. Fixe Bowl (Cedofeita) Não há que enganar, aqui a especialidade são as poke bowls e há para escolher entre oito combinações. A bowl Tropical é das escolhas mais populares, feita com uma base de arroz de sushi à qual se acrescenta salmão, gengibre, pepino, cenoura, cebola roxa, alho francês, manga, tobiko (ovas de peixe-voador) e molho sésamo. Uma taça de sabores frescos, perfeita para o verão. (Fotografia: João Manuel Ribeiro/GI)
5. Fixe Bowl (Cedofeita) (Fotografia: João Manuel Ribeiro/GI)
6. Óbio (Poveiros) É metade mercearia, metade cafetaria, e nasceu para colmatar a escassez da oferta de produtos biológicos na cidade. Os produtos que estão à venda na mercearia são os mesmos utilizados na confeção dos pequenos-almoços e das refeições leves que se servem na sala. Além de serem biológicos, a maior parte dos produtos são portugueses e de proximidade. Cogumelo portobello recheado, folhado de alheira vegetariana, salada do mar e granolas são algumas das sugestões. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
6. Óbio (Poveiros) (Fotografia: Maria João Gala/GI)
7. Da Terra (Baixa) Aqui, os vegetais são a estrela do menu 365 dias por ano. Ao almoço e ao jantar há buffet com sopas, saladas e pratos quentes, sempre vegetarianos e confecionados com ingredientes biológicos. Folhados de legumes, lasanha de espinafres, gratinado de courgettes, estufado de lentilhas, e muitas outras opções compõem a ementa semanal. Para acompanhar não faltam os sumos naturais e detox. E para quem quiser terminar a refeição de boca doce tem sempre várias sobremesas (saudáveis) à escolha. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
7. Da Terra (Baixa) (Fotografia: Fábio Poço/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

São opções deliciosas e generosas, a ter em conta não só durante a época balnear, mas todo o ano. Estes menus são compostos à base de saladas, tostas e sopas, onde os vegetais são a estrela da carta, mas não só. Aos carnívoros, não é preciso desesperar, que fazer refeições saudáveis não significa ter de afastar por completo a carne do prato. Percorra a galeria para conhecer 7 restaurantes e cafés onde não há lugar ao sentimento de culpa ao escolher algo da carta.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Novo espaço da Foz é saudável, barato e junto ao mar
10 restaurantes para comer boas saladas no Porto
Thapi: A nova casa de tapiocas (e brunch) do Porto