Novo espaço da Foz é saudável, barato e junto ao mar

O novo restaurante Urbana - Verdadeira Mente Natural, aberto desde o início do dezembro, na Foz, promove uma alimentação consciente e natural acessível a todas as carteiras, ao pé do mar.

Numa das zonas mais nobre do Porto, a dois passos da praia, o restaurante Urbana sobressai pela simplicidade. As refeições fazem-se nutritivas, mas baratas, e a decoração é moderna, embora despretensiosa – e quase toda conseguida com material reciclado e reutilizado. «Queríamos mostrar às pessoas que mesmo vivendo em ambiente urbano era possível alimentarem-se bem e terem responsabilidade ambiental», resume Fernando Guedes, que depois de ter trabalhado na área de food & beverage de hotéis brasileiros, decidiu regressar a casa para abrir o Urbana, juntamente com a mulher Letícia, que se ocupou da arquitetura do espaço.

Apesar de não ser um lugar estritamente vegetariano, a maior parte das opções criadas pelo chef Lucas, fazem-se à base de vegetais e fruta – com exceção para o salmão fumado, o presunto e o fiambre, que surgem numa salada, num wrap e numa tapioca. A carta, carregada de sotaque brasileiro, em receitas como tapiocas doces e salgadas, e taças de açaí, é curta mas suficiente, já que, de segunda a sexta, há um menu do dia que inclui sopa, prato e uma infusão por 6,70 euros. Para quem tiver apetites maiores, sugere-se o menu que inclui dois pratos e fica por 8,90 euros.

Os doces são para comer sem medo. A «nossa nutella», a farinha de tapioca e a granola são caseiras e feitas de maneira o mais natural possível, ou seja, sem produtos refinados. Seguindo este conceito, Fernando optou por não ter refrigerantes. Em vez disso, sugere seis sumos de fruta ou, se o cliente preferir, um sumo com fruta à escolha. Da Urbana faz ainda parte uma pequena mercearia de produtos portugueses e, em breve, uma pequena horta comunitária, da qual toda a gente poderá usufruir, sem custos.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Marechal Saldanha, 294 (Foz)
Telefone
939794429
Horário
Das 08h30 às 19h30; fim de semana, a partir das 10h00. Não encerra.
Custo
() Preço médio: 8 euros


GPS
Latitude : 41.1572517
Longitude : -8.67930780000006

 

Leia também:

O Da Terra chegou à Foz do Douro com os sabores de sempre
Há um confortável recanto industrial na Baixa do Porto
10 sugestões para o fim de semana de Reis no Porto