Publicidade Continue a leitura a seguir

4 sítios em Espinho onde se pode petiscar a ver o mar

Percorra a fotogaleria para conhecer todos os espaços. (Fotografias de Maria João Gala/GI)
Aquário - Marisqueira de Espinho Terra de mar é terra de peixe. Os mariscos e os peixes são reis e senhores do restaurante AQUÁRIO com esplanada e vista para a praia. Sapateira recheada, camarões e amêijoas estendem-se em alfaces no pack de marisco da casa. Cheira a mar e o sabor não engana. Tudo fresco. O salpicão do mar com lulas, camarões e berbigão é um dos pratos da casa. E os mariscos ao natural são vendidos ao quilo: lagosta, camarão de vários tamanhos, sapateira, ostras, gambas, percebes. Nas entradas, patés de sapateira e de atum. O que anda no mar salta para o prato. Há misto de peixes do dia na brasa, robalo ao sal, açorda de gambas, arroz de marisco. As sobremesas caseiras são servidas em potes de vidro nesta casa - nascida em 1954 e desde 1984 nesta localização - que é uma referência na cidade no que ao marisco diz respeito.
Aquário - Marisqueira de Espinho
Aquário - Marisqueira de Espinho
Uma Espécie de Tasco Mas não há só peixe junto ao mar. Há dois anos Tatiana Silva e Hugo Gama montaram UMA ESPÉCIE DE TASCO numa casa de madeira, com dois pisos, balcão de mármore, restos de barcos colados numa parede, presuntos no teto, e uma janela-balcão virada para o mar. Na carta, sabores tradicionais. A sanduíche de alheira com ovo frito, o mix de chouriços assados e alheiras, a punheta de bacalhau, aconchegam o estômago e confirmam o nome. «É uma casa para petiscar», diz Tatiana. Há sanduíches de presunto, queijo da serra, prego com ou sem molho de mostarda servido em louça de barro. Há caracóis, bifanas, salada de pota, fritada de camarão, amêijoas, asas de frango, cogumelos salteados. E há um misto de chouriços assados e alheiras de carne e também vegetariana. E na telha servem-se queijos, porco preto, chouriços assados. Nesta espécie de tasco, com esplanada, há sopa do dia e salame caseiro de chocolate, coco e café. E aceitam-se reservas para tainadas de arroz de cabidela, cozido à portuguesa, bacalhau no forno com presunto.
Uma Espécie de Tasco
Uma Espécie de Tasco
Surfjah Café António Espírito Santo é surfista, tem uma escola de surf na praia, a mais antiga de Espinho, e um café com pranchas no teto, fotografias de ondas nas paredes, esplanada, e menu com tostas rústicas e sumos naturais. Nada de fritos. O SURFJAH CAFÉ tem sopa de legumes sem batata, tostas em pão rústico com mozarela, delícias do mar, frango, atum e ovo cozido, tortilhas, cereais com leite e iogurte, sumos feitos na hora com melancia, abacaxi, morango e laranja, e açaí em tigela com frutas. «É um bar de surf, com comida natural e desportiva», descreve António, que quando não está no mar está na cozinha do seu café. Café esse que, ao fim de semana, tem festa na esplanada com música escolhida por DJ.
Surfjah Café
Surfjah Café
Surfing Praia Mesmo na praia da Baía, com um pé na areia, o SURFING BAR faz cocktails, saladas com sabor a mar, bruschette de cavala e salmão, hambúrguer com cebola grelhada, e uma sereia de frutas com iogurte e coco ralado. O bar é de madeira, tem vinho a copo, esplanada coberta para refeições à sombra, cadeiras na areia para sunsets e concertos de música ao vivo. A cozinha está aberta até às duas da manhã. Tudo o que um bar precisa e com vista privilegiada para um mar, sempre o mar. Haja ou não gente a surfá-lo.
Surfing Praia
Surfing Praia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há quem jure a pés juntos que o mar de Espinho tem as melhores ondas para surfar nas praias do norte do país. Não será por acaso que, na semana passada, este mar tenha recebido a penúltima etapa do campeonato Pro Junior europeu, trazendo consigo 350 atletas profissionais e amadores – e uma assistência que se estima na ordem das 200 mil pessoas. Pranchas no mar, petiscos em terra. Opções não faltam na primeira linha do Atlântico. Pretextos também não. E a estação de comboios, comodidade considerável, está a dois passos da praia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:
Neste bar em Espinho a música é boa e o convívio também
Uma rua perto do mar para explorar em Espinho
Uma hamburgueria com vista para o mar de Espinho