Publicidade Continue a leitura a seguir

Onde comer gelados com sabor a fruta no Porto e Lisboa

Percorra a fotogaleria para conhecer 10 geladarias em Lisboa e no Porto onde pode comer os clássicos gelados com sabor a fruta. Na fotografia: gelado da Neveiros, no Porto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
1. Neveiros (Porto) É a mais antiga geladaria da cidade. Nasceu na década de 50, pelas mãos de Alda Freiria, uma lisboeta que se fixou no Porto. Agora quem gere o negócio, e faz os gelados, é Maria Adelina. Na casa da Rua da Alegria, mas também no novo espaço no Mercado do Bom Sucesso, é possível provar os sabores clássicos de sempre, como o de tangerina, laranja, lima e limão. Algumas novidades vão sendo introduzidas a cada estação, como o fresquinho sorvete de abacate. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
2. Sincelo (Porto) A par da geladaria Neveiros, a Sincelo é uma das mais conhecidas e antigas casas de gelados da cidade. Há quase 40 anos que serve gelados na rua de Ceuta. De lá para cá, abriram as portas mais dois espaços Sincelo, no 41 do Passeio de São Lázaro e, mais recentemente, no 45 do Cais da Ribeira. Em cada uma delas, é possível provar os gelados artesanais do costume, incluindo os de fruta. A saber: de maracujá, melancia, morango, coco, mirtilo, manga, pêra, lima, maçã, laranja ou banana. (Fotografia: DR)
3. Ice Lovers (Porto) A Ice Lovers abriu portas em 2015 na baixa portuense. Na montra há mais de uma dezena de sabores de gelado e sorvetes, que se servem também na companhia de crepes, waffles e em combinações explosivas nas tradicionais taças de vidro. Mas quando é dos clássicos de fruta que se fala, o gelado de morango lá está para encabeçar a lista de sugestões bem frescas, que convida também a provar o recente sorvete de kiwi. (Fotografia: DR)
4. Amorino (Porto) Os gelados em forma de rosa são a imagem de marca desta geladaria que veio de França, mas que segue a receita italiana. Cada cone, ou copo, pode levar tantos sabores quantos o cliente quiser, podendo mesmo serem todos os 24, que incluem, entre outros, os gelados de framboesa, amêndoa-avelã, pistácio, banana e maracujá. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
5. La Copa (Porto) O verão de 2014 trouxe mais uma geladaria à cidade, com uma esplanada escondida nas traseiras, de retoques decorativos vintage. Ao balcão da La Copa há duas dezenas de gelados artesanais. Aos sabores clássicos, como o de chocolate, iogurte, papaia e morango, juntam-se outros mais arrojados, como o sorvete de pistáchio, o gelado de requeijão com doce de abóbora ou até o de violeta. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
06. Sorbettino (Lisboa) Pedro Simas é o autor desta marca de gelados, que o faz dividir os dias entre o Instituto de Medicina Molecular, onde trabalha, e o laboratório de gelados da Sorbettino. No cardápio encontram-se gelados de abacate, limão, toranja e hibisco, entre outros e, claro, o de chocolate. (Fotografia: DR)
07. Giallo (Lisboa) «Amarelo» é o que significa o nome desta geladaria aberta por iniciativa de Olga Ramos. A realizadora decidiu aventurar-se no negócio dos gelados italianos artesanais e é no final da Rua dos Remédios, em Alfama, que os dá a provar (duas bolas a 3 euros). No espaço, que é muito mais do que uma geladaria, há também croissants salgados, doces, bolos caseiros, smoothies com fruta da época e iogurte.
08. Santini (Lisboa) Limão, maçã verde, tangerina, maracujá, coco, manga e muitos outros sabores de fruta encontram-se disponíveis nas geladarias Santini, de produção artesanal e que conta com uma vasta coleção de lojas em Lisboa, sendo uma das marcas mais conhecidas. (Fotografia de Global Imagens)
09. Grom (Lisboa) A marca italiana de gelados Grom chegou a Portugal - e a Lisboa - em julho com uma loja na Rua Garret, no Chiado. Há sempre quatro de sorvetes – de framboesa, morango, limão e alperce, por exemplo (variam consoante a época) e a garantia dada é que são sempre feitos com frutas produzidas por agricultores numa quinta italiana. (Fotografia: DR)
10. Mamma Mia (Lisboa) Coco, limão, manga, chocolate e pistáchio e café e tiramisu italiano. Estes são apenas alguns dos sabores de gelado feitos por Natale Tassitani, um italiano apaixonado por Campo de Ourique, na sua geladaria Mamma Mia. O fabrico de gelados segue, aliás, a disponibilidade sazonal dos produtos, e os gelados frutados não levam leite na receita. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há quem prefira os gelados mais gulosos, com sabor a chocolate, caramelo e combinações arrojadas com várias coberturas, mas se há coisa que nunca desilude são os clássicos gelados e sorvetes de fruta. São frescos e na sua maioria mais saudáveis, sejam servidos em bola, cone, em forma de flor ou até taças de vários sabores. Ao cliente cabe apenas escolher e fazer as combinações que achar mais apetitosas. Há opções para todos os gostos, e nisso não há discussão. Percorra a fotogaleria acima para conhecer algumas geladarias em Lisboa e no Porto onde pode comer os clássicos gelados com sabor a fruta.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

5 rosés para acompanhar sobremesas e gelados
10 geladarias clássicas e modernas onde ir no Porto
Abriu um quiosque de pizas à fatia e gelados em Alvalade