Publicidade Continue a leitura a seguir

Um quintal familiar para petiscar na Amadora

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante O Quintal, na Amadora. Na fotografia: a sala do restaurante. (Fotografias: DR)
A carta do restaurante é essencialmente à base de petiscos.
As tábuas de queijos e de enchidos são algumas das propostas para partilhar.
O forte da casa são os petiscos, mas também há pratos principais de carne e peixe.
As sobremesas não estão descritas na carta. São feitas no dia e apresentadas num tabuleiro.
A decoração tem um aspeto rústico. O balcão, por exemplo, é feito de portas antigas.
É também grande a aposta nos vinhos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ao chegar à Rua Bernardim Ribeiro, na Amadora, é com alguma estranheza que se depara com a porta d’O Quintal fechada. Mas tudo tem uma razão de ser: o restaurante funciona à porta fechada, pelo que é mesmo preciso bater para Margarida Breia vir receber os clientes.

Logo aí se percebe que se trata de um espaço informal. Foi assim que o idealizou Margarida, 28 anos, farmacêutica de formação e responsável pelo espaço, em conjunto com a família – a mãe psicóloga, o pai professor e o irmão chefe de cozinha. Quiseram replicar o ambiente que vivem em casa, animado por visitas espontâneas de familiares e amigos e onde os petiscos sempre estiveram presentes.

«Setenta e cinco por cento do que sai da carta são petiscos», diz Margarida. Apesar de haver também pratos principais de carne e peixe, a aposta é para manter, com a chegada do novo chef, David Coelho, amigo da família e com mais de 15 anos de experiência culinária, gastronómica e hoteleira, acabado de vir do Sheraton.

A carta vai ser parcialmente renovada, mas as gambas com coentros e alho, chips de batata-doce e maionese de pimento assado, o tataki de novilho e os ovos rotos mantêm- se, entre muitos outros, assim como os estaladiços de alheira com grelos e molho agridoce, ideais para dividir.

A ideia de Margarida é ter um petisco novo todas as semanas, além do prato do dia vendido a 7 euros. Já na hora de escolher a sobremesa, não vale a pena olhar para a carta: a oferta surge num tabuleiro onde há quase sempre banoffee e mousses de lima e de chocolate. Os restantes doces variam diariamente, o que garante sempre novidades e reforça o motivo para voltar.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Bernardim Ribeiro, 5B, Amadora
Telefone
214930380
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros.


GPS
Latitude : 38.7578798
Longitude : -9.237165499999946

 

Leia também:

Palacete do Bairro Alto tem novos almoços e brunch
Uma casa aberta de petiscos e boas carnes na Foz velha
Lisboa tem um novo pátio secreto para beber e petiscar