Publicidade Continue a leitura a seguir

Nesta tradicional taberna do Porto, o bacalhau é rei

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Taberna do Douro, no Porto. Na fotografia: bacalhau panado. (Fotografias de Pedro Granadeiro/GI)
José Carlos é o dono do restaurante, cujo nome é uma homenagem a um amigo, médico e escritor.
O bife à doutor (naco de vitela já laminada e servida com batata frita) é das propostas de carne na carta.
A Taberna do Doutor pretende ser um lugar de comida portuguesa tradicional, onde o bacalhau é o ingrediente-mor.
O espaço do restaurante foi remodelado pelo proprietário, destacando-se na decoração grandes traves de madeira adornadas de folhas de louro.
A Taberna do Doutor está aberta na Rua da Firmeza, na Baixa do Porto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O nome do restaurante é uma homenagem a um amigo e cliente do dono José Carlos, que era médico cardiologista mas também escritor e pintor, e que sempre o incentivou a expandir o negócio. Já tinha o café Sinatra’s ali perto e abriu depois esta Taberna do Doutor, para criar um lugar de comida portuguesa tradicional, onde o bacalhau é o ingrediente-mor. E a cumprir o seu terceiro aniversário, a casa reforça a sua vocação de comida regional.

Na carta, encontra-se bacalhau cozido com grão de bico, à Braga e à Rosa do Adro, à Brás ou assado na chapa, sem esquecer versões mais singelas mas nem por isso menos saborosas como a salada de bacalhau, bolinhos ou pataniscas. Nas propostas de carne tem sido vencedor o bife à doutor (um viçoso naco de vitela já laminada e servido com batata frita), mas também há «as verdadeiras tripas à moda do Porto», segundo José Carlos, todas as quintas-feiras. E há sobremesas caseiras, como mousse de chocolate e leite creme.

Ninguém diria que o espaço dantes era «um frigorífico, branco do chão ao teto», diz o proprietário, que redesenhou todo o interior e meteu, ele mesmo, mãos à obra para criar mais conforto, com elementos como as traves de madeira que sustentam dezenas de ramos de louro. Os quadros nas paredes do espaço são do médico Adão Cruz, «uma espécie de relações públicas da taberna», assim como alguns livros de poesia e de história do Porto que a clientela é convidada a consultar.

 

Partilhar
Morada
Rua da Firmeza, 489 (Baixa)
Telefone
223247096
Horário
Das 12h00 às 23h00. Encerra ao domingo.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 41.1509382
Longitude : -8.60602879999999

 

Leia também:

Uma casa da cerveja (e da Baixa do Porto), com certeza
8 tascas modernas no Porto onde se petisca à moda antiga
Uma rua do Porto com frondosas oliveiras e comércio novo