Publicidade Continue a leitura a seguir

Pastelaria do Porto com doces sem açúcar refinado

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da pastelaria Tâmaras, nas Galerias Lumière. Na foto: Trufas. (Fotografias: Pedro Granadeiro/Global imagens)
A brasileira Mariana Gritsas vive em Portugal há três anos, mas a Tâmaras nasceu quando ainda estava no Brasil.
A pastelaria ocupa um espaço pequeno nas Galerias Lumière, que têm entrada pelas Rua José Falcão e Rua das Oliveiras.
Todos os dias há chocolates, trufas, brownies, sanduíches, pastéis, empadas e sopa.
As recriações de alguns chocolates, como o Twix, são dos doces mais populares na Tâmaras.
Na receita dos chocolates há farinha de linhaça e bebida vegetal, que substituem a farinha de trigo e o leite.
Mariana também recriou os Ferrero Rocher e os Snickers.
Por encomenda, Mariana faz bolos para as mais diversas ocasiões e doces de colher.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A montra da Tâmaras é apetitosa, com a exibição das três variedades de brownies, bolos em miniatura, trufas, brigadeiros. Perante este quadro guloso, ninguém diria que são feitos sem açúcares refinados e laticínios (e também sem glúten), segundo garante a dona desta nova pastelaria da rua José Falcão, a brasileira Mariana Gritsas. A viver em Portugal há três anos, começou a criar doces com ingredientes alternativos quando fez uma dieta restrita.

O sucesso dos doces entre as amigas, que lhe pediam para vender, deu origem ao negócio, que continuou quando Mariana se mudou para Portugal. Só agora, porém, a pasteleira deu o salto para a loja física, com poiso nas Galerias Lumière, mantendo as receitas – algumas das quais podem ser provadas por diabéticos, dada a substituição dos açucares por eritritol. Na oferta da Tâmaras, há uma clara influência da doçaria brasileira, como se vê nos brigadeiros, nos doces de colher (apenas por encomenda), no doce de leite vegetal usado como cobertura, no bolo de cenoura com brigadeiro e nos brasileirinhos – salgadinhos que recriam o pão de queijo… mas sem queijo.

Os doces mais populares, todavia, têm sido as recriações de Ferrero Rocher, Twix e Snickers, que levam, entre outras coisas, chocolate negro, linhaça e adoçante eritritol. E se lá for em busca de salgados, também os achará. Pastéis e empadas marcam presença, assim como sopa, tosta com pão de aveia e um húmus diferente a cada dia.

Este artigo foi publicado originalmente na edição 191 da Evasões, em novembro de 2018. Foi atualizado a 28 de novembro, porque os produtos da Tâmaras – Pastelaria Saudável não são aptos para celíacos, apesar de não conterem glúten, por serem confecionados num espaço integrado num open space, onde há risco de contaminação cruzada. Pelo erro, pedimos desculpa aos visados e aos leitores.

Partilhar
Morada
Galerias Lumière. Rua José Falcão, 157, Porto
Horário
Das 11h00 às 19h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.14929650000001
Longitude : -8.614268100000004

 

Leia também:

Porto: Estas são as novas lojas das Galerias Lumiére
O ateliê do Porto onde as joias são criadas ao vivo
Thapi: A nova casa de tapiocas (e brunch) do Porto