Publicidade Continue a leitura a seguir

Gaia: nova loja só vende produtos biológicos

Veja mais imagens da Bio Habitus e deste negócio percorrendo esta fotogaleria. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
A Bio Habitus já existia como projeto desde 2012 mas só teve o seu primeiro espaço em outubro, em Gaia.
O espaço vende produtos biológicos certificados: fruta, legumes, granolas, manteigas e alheiras vegetais.
Sara Branco é sócia deste projeto, desde que se aliou ao fundador Francisco Fernandes.
A maioria dos produtos são cultivados numa quinta próxima da loja.
A loja promove workshops e conversas sobre alimentação crudívora ou sushi. O próximo, a 2 de dezembro, é sobre plantas aromáticas.
Os cogumelos da Bio Habitus.
Apesar da loja física, continuam a ser distribuídos cabazes a clientes às terças e quartas.
A Bio Habitus está na Rua Soares dos Reis, 537, em Gaia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Bio Habitus começou em 2012, com a entrega de cabazes de produtos biológicos ao domicílio e, em outubro, ganhou uma casa própria na rua de Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa foi do impulsionador do projeto, Francisco Fernandes, e da sua sócia recente, Sara Branco, que quiseram dotar a cidade de uma loja biológica, onde os seus clientes pudessem ter acesso a mais produtos frescos e a outros, com a mesma origem.

Assim, na Bio Habitus encontram-se hortícolas e frutas, como couves, bróculos, cebolas, maçãs, kiwis e citrinos, todos eles de época, biológicos e com origem nacional, com raras exceções. Há ainda granolas, manteigas e alheiras vegetais, chocolates, azeite, sal, ovos, massas e artigos de higiene como escovas de dentes.

Apesar de agora haver uma loja física, a distribuição de cabazes continua a ser feita, sempre às terças e quartas. Desde 2012 que é assim, altura em que Francisco Fernandes, «farto de andar de mochila às costas», decidiu largar o emprego de técnico de segurança e higiene no trabalho e dedicar-se à agricultura. Depois de percorrer o país para conhecer alguns projetos agrícolas, optou por se focar nos legumes, frutas e plantas aromáticas. Encontrou uma quinta em Gaia, certificou-a e começou a distribuição. Entretanto, mudou-se para uma outra, em Perosinho, e alargou a plantação a árvores de fruto, a pedido de vários clientes. E é assim que pretende que o projeto cresça, sempre com uma ligação próxima ao cliente e praticando preços justos.

 

Loja também acolhe eventos

Workshops e conversas estão previstos acontecer de três em três semanas, na loja, sobre alimentação crudívora ou sushi. O próximo, no dia 2 de dezembro, será sobre plantas aromáticas e terá o custo de 15 euros.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto ganha novo café de produtos biológicos
Menus especiais de vaca e boi velho já chegaram a Gaia
Visitar uma antiga estação sísmica americana em Gaia