Publicidade Continue a leitura a seguir

Funchal: há novidades frescas neste restaurante com duas estrelas Michelin

O restaurante Il Gallo d'Oro tem pratos novos, com produtos da estação. Fotografia: DR

Publicidade Continue a leitura a seguir

A (alta) cozinha que Benoît Sinthon ali pratica, tendo por base as técnicas francesas, é muito sensorial, aromática, de inspiração ibérica e mediterrânica, dando particular atenção às matérias-primas madeirenses. O novo menu vai buscar inspiração ao mercado, ao oceano Atlântico e, claro, à Madeira, onde o inverno é mais ameno e tem algo de exótico. Continua a aposta nos produtos da ilha, sem deixar de fora outros, de diferentes regiões de Portugal e demais países.

O chef Benoît Sinthon na horta do PortoBay.
Fotografia: Maria João Gala/GI

“Os produtos de alta qualidade são associados, com imaginação, às paisagens de inverno, às texturas e aos contrastes com sabores da serra e do mar. Isto permite-nos fazer uma viagem por esta época do ano com elegância, através de variadas técnicas e respeito pelos sabores e tradições, mostrando o que a Madeira tem de melhor”, explica o chef.

As novas propostas envolvem desde trutas criadas nas montanhas do Seixal, no norte da Madeira, até tangerina madeirense, ananás dos Açores e legumes da horta PortoBay, uma área de quase 5000 metros quadrados onde crescem também ervas aromáticas, flores comestíveis e alguma fruta exótica.

Fotografia: DR

“Do vale à montanha”, por exemplo, é um prato composto por veado em crosta de pimenta com bagas, pickles caseiros e legumes da estação, vindos da horta PortoBay. E “A única – Tangerina Madeira” combina este fruto com a broa de canela característica da região.

Fotografia: DR

Os clientes podem pedir um menu à sua medida, com cinco, seis, nove ou dez pratos, harmonizados com vinhos. A garrafeira gerida pelo sommelier Sérgio Marques soma mais de 400 referências e tem sido distinguida pela revista americana Wine Spectator com o prémio “Best of Award of Excellence” desde 2016. O preço dos menus começa em 130 euros por pessoa (197 euros, com wine paring).

Em 2008, Benoît Sinthon conquistou a primeira estrela Michelin para o Il Gallo d’Oro e a primeira atribuída na Madeira. A segunda estrela chegou em 2017. Têm sido ambas renovadas, anualmente.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.