Funchal: há novidades frescas neste restaurante com duas estrelas Michelin

O restaurante Il Gallo d'Oro tem pratos novos, com produtos da estação. Fotografia: DR
O Il Gallo d'Oro, o único restaurante com duas estrelas Michelin na Madeira, integrado no hotel de cinco estrelas The Cliff Bay, tem carta renovada. Da cozinha, dirigida pelo chef francês Benôit Sinthon, saem pratos feitos com produtos da época e, em especial, da ilha. Muitos vêm da própria horta do grupo PortoBay Hotels & Resorts.

A (alta) cozinha que Benoît Sinthon ali pratica, tendo por base as técnicas francesas, é muito sensorial, aromática, de inspiração ibérica e mediterrânica, dando particular atenção às matérias-primas madeirenses. O novo menu vai buscar inspiração ao mercado, ao oceano Atlântico e, claro, à Madeira, onde o inverno é mais ameno e tem algo de exótico. Continua a aposta nos produtos da ilha, sem deixar de fora outros, de diferentes regiões de Portugal e demais países.

O chef Benoît Sinthon na horta do PortoBay.
Fotografia: Maria João Gala/GI

“Os produtos de alta qualidade são associados, com imaginação, às paisagens de inverno, às texturas e aos contrastes com sabores da serra e do mar. Isto permite-nos fazer uma viagem por esta época do ano com elegância, através de variadas técnicas e respeito pelos sabores e tradições, mostrando o que a Madeira tem de melhor”, explica o chef.

As novas propostas envolvem desde trutas criadas nas montanhas do Seixal, no norte da Madeira, até tangerina madeirense, ananás dos Açores e legumes da horta PortoBay, uma área de quase 5000 metros quadrados onde crescem também ervas aromáticas, flores comestíveis e alguma fruta exótica.

Fotografia: DR

“Do vale à montanha”, por exemplo, é um prato composto por veado em crosta de pimenta com bagas, pickles caseiros e legumes da estação, vindos da horta PortoBay. E “A única – Tangerina Madeira” combina este fruto com a broa de canela característica da região.

Fotografia: DR

Os clientes podem pedir um menu à sua medida, com cinco, seis, nove ou dez pratos, harmonizados com vinhos. A garrafeira gerida pelo sommelier Sérgio Marques soma mais de 400 referências e tem sido distinguida pela revista americana Wine Spectator com o prémio “Best of Award of Excellence” desde 2016. O preço dos menus começa em 130 euros por pessoa (197 euros, com wine paring).

Em 2008, Benoît Sinthon conquistou a primeira estrela Michelin para o Il Gallo d’Oro e a primeira atribuída na Madeira. A segunda estrela chegou em 2017. Têm sido ambas renovadas, anualmente.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend