Publicidade Continue a leitura a seguir

Época da lampreia chegou: onde comê-la em Lisboa

Saiba mais sobre estes restaurantes clicando nas setas da fotogaleria. (Fotografia: Gerardo Santos/GI)
Tasca do João (Lisboa) A família é de Ponte de Lima, o pequeno paraíso que nos acolhe é no Lumiar. Luís Alves é anfitrião de excelência e tem prazer em receber tanto os clientes habituais como aqueles vêm na primeira experiência. (Fotografias de Gonçalo Villaverde/GI)
Tasca do João (Lisboa) A lampreia vem dos rios minhotos a norte e é preparada tanto à bordalesa como na forma proverbial de arroz de lampreia.
Solar dos Presuntos (Lisboa) Sai um arroz de lampreia maravilhoso das mãos da brigada dirigida pelo grande mestre José Silva. Pedro Cardoso dirige atualmente esta grande casa, fundada por seu pai, Evaristo. (Fotografias de Gerardo Santos/GI)
Solar dos Presuntos (Lisboa) Também se faz o ciclóstomo assado no forno e de escabeche. Verde tinto ou tinto sousão são as pontes vínicas mais frequentes.
Solar dos Nunes (Lisboa - Alcântara) As lampreias são apanhadas na foz do rio Minho e chegam vivas à cozinha do Solar dos Nunes, como se impõe. Os muitos adeptos fervorosos do bicho estufado à antiga marcam lugar com antecedência. (Fotografias de Jorge Amaral/GI)
Solar dos Nunes (Lisboa - Alcântara) José António Nunes oferece na mesma altura sável frito com açorda de ovas do mesmo. Na mesma empreitada, no entanto, pode ser demasiado duro.
Pap'Açorda (Lisboa) No Pap’Açorda, faz-se a lampreia… à Pap’Açorda. A chef Manuela Brandão produz o bicharoco com uma marinada em verde tinto, como se de uma cabidela se tratasse, incluindo o sangue na altura certa do cozinhado. Depois é feito um arroz de lampreia. (Fotografia: DR)
Pap'Açorda (Lisboa) Evidentemente, a forma simples é a mais eficaz para esconder os mil segredos e passos da execução. O resultado é sápido, intenso e ligeiro. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Chega esta altura do ano e a época da lampreia regressa. Fevereiro e março são os meses fortes deste ciclóstomo que já é conhecido como o «bicho feio» no universo dos peixes, mas que atrai muitos apreciadores à mesa. A tradição liga a lampreia ao Norte e aos rios Minho e Lima, onde é capturada em bom número e onde é alvo de vários festivais e eventos gastronómicos.

Mas em Lisboa, a lampreia também tem presença fixa na carta de alguns dos restaurantes da capital, confecionada de forma mais tradicional ou mais criativa. Quer se trate de lampreia-marinha, lampreia de rio, de riacho ou da costa da prata, nestes quatro restaurantes há sempre este peixe nesta altura do ano. Conheça estas quatro sugestões clicando nas setas da fotogaleria acima.

Se a ideia for cozinhar lampreia em casa, tome nota de 12 vinhos que acompanham este produto na perfeição, à mesa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

A piza de lampreia existe… e vai concorrer em Itália
12 vinhos que casam bem com a dona lampreia
Fortaleza do Guincho: novos pratos sabem a mar e serra