Publicidade Continue a leitura a seguir

Dogs: Há 13 cachorros quentes para comer no LX Factory

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Dogs, na LX Factory, em Lisboa. Na fotografia: cachorro quente Fila: ovo estrelado, tomate, maionese e alface iceberg. (Fotografias de Sara Matos/GI)
O restaurante é um dos mais recentes espaços da LX Factory. Tem 13 cachorros quentes.
O conceito gastronómico é o de «fast food», mas com comida de qualidade.
A espetada de salsichas pode pedir-se como uma das entradas.
Chips de batata doce, batatas fritas simples e batatas fritas com queijo podem pedir-se como acompanhamento.
Este é o prato de salsicha Nuremberg com arroz basmati e cebola caramelizada.
O restaurante situa-se na rua principal da LX Factory, em Alcântara.

Publicidade Continue a leitura a seguir

«O cão veio comer um cachorro», diz uma cliente bem disposta que acaba de sentar-se com a sua mascote numa mesa à porta do Dogs. Ali os cães são bem-vindos, ou não fosse todo o recinto da LX Factory amigo dos animais, e são eles que dão nome à casa, em formato de cachorro quente, uma das refeições urbanas mais rápidas e populares.

As palavras «fast food» que brilham em vermelho numa das paredes confirmam do que se trata, mas José Fortunas, um dos quatro sócios do negócio, garante que apesar de rápida, a comida é de qualidade. O segredo são os diferentes tipos de salsicha – «a salsicharia é um mundo», destaca José –, feitas numa fábrica do Norte do país e que foram escolhidas criteriosamente, após longas sessões de prova, para apurar as combinações com os restantes ingredientes de cada cachorro.

O cliente pode escolher entre treze opções (todos com nomes de raças de cães), com salsicha alemã, ao estilo de Munique, fumada XL, de carne e queijo, fresca e vegetariana. O Fila de salsicha fresca, por exemplo, é um dos mais bem guarnecidos: ovo estrelado, tomate, maionese e alface iceberg. É preciso experiência para levar o cachorro quente à boca sem sujar as mãos, mas as chips de batata-doce e as batatas fritas com lascas de queijo servidas à parte ajudam a minimizar os danos. Para quem não quer engordurar os dedos, a carta reserva opções no prato (com salada incluída): vale a pena pedir a salsicha Nuremberg com arroz basmati e cebola caramelizada.

Dar trela aos cachorros é ainda um convite a beber cervejas artesanais, cidra, limonada ou vinho a copo. «Em breve vamos ter cinco torneiras de cerveja», acrescenta José Fortunas a olhar para o balcão. Quase até ao teto erguem-se grades antigas de vinho, há candeeiros de fábrica e cadeiras antigas. E cães de loiça à entrada a lembrar o célebre ditado «cão que ladra não morde», em género de provocação.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Rodrigues Faria, Edifício G, Espaço 0.07 (Alcântara)
Telefone
912086079
Horário
Das 12h00 às 23h00; sexta e sábado, até às 00h00; domingo, até às 20h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 12 euros


GPS
Latitude : 38.702266
Longitude : -9.177966999999967

 

Leia também:

O que há de novo na surpreendente Lx Factory?
Ribs, hot dogs e mac&cheese no novo diner de Lisboa
Mez Cais LX: Tacos e ceviches dizem «olé» ao LX Factory