Publicidade Continue a leitura a seguir

Crítica de Fernando Melo: elogio das raízes e proximidade no Dom José, no Bombarral

Restaurante Dom José (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheci esta prodigiosa família em 2004, já o Dom José existia há 12 anos, laborando na mesma moradia de um bairro residencial do Bombarral, onde tudo era e é como em casa. José Lameirão Louro emigrou para Londres no início dos anos 1970, trabalhou anos a fio em alta hotelaria e restauração e foi lá que começou a sua família, ao lado da sua mulher Sofia. O filho mais velho, Nelson, e a filha, Carla, nasceram ambos nessa grande cidade.

Restaurante Dom José (Fotografia: DR)

 

O regresso a Portugal aconteceu de forma faseada e a fundação do restaurante aconteceu pela mão do patriarca, com pratos italianos diversos com que trabalhou nos restaurantes onde oficiou, peixe frito à maneira de fish and chips como se comia em Londres e uma feijoada que hoje se refinou mas continua a honrar as leguminosas e os enchidos de produção local. José Louro era de Alcanena, Sofia é do Bombarral. O fundador deixou-nos há quatro anos e foi sempre o grande animador da casa. Hoje Sofia coordena uma brigada liderada pelo chef Tiago Crispiniano, que ao seu lado tem Magda Silva e Dean Baguena. Equipa estável, toda do Bombarral.

Chega-se sempre com larica, por isso as entradas configuram tábua de salvação para começar. Brilhante o queijo chèvre com mel e nozes (5 euros), maravilha o foie gras de pato com tostas e passas (6 euros). Oportuno o pratinho de presunto ibérico (9 euros), cremosos e sápidos os ovos mexidos com farinheira (6 euros). Todos de leitura internacional e impecáveis na execução. Nos peixes esperam-nos os bem crocantes filetes de sardinha panados com feijão branco e molho tártaro (16,50 euros), em que apetece ficar a comer sem parar, tal o acerto de temperos e correção de texturas. É gloriosa a já referida feijoada de porco ibérico à Dom José com arroz de feijão branco (15 euros). Há um bom bife da vazia à portuguesa com batata frita e ovo estrelado (17,50 euros), mas há que contar com as delícias doces desta casa. Bolo de bolacha (4,50 euros) de antologia, mousse de chocolate negro com amêndoa (4,50 euros) e farófias merengadas com doce de ovo (4,50 euros) são as eleitas. Vendidas à parte, estão o piripíri Dom José (5 euros) e a caixa de trufas Dom José (10 euros), ambas do labor de Carla Louro. Se não comprar desta vez, vai comprar na próxima, que será muito em breve.

A refeição ideal
Presunto ibérico (9 euros)
Ovos mexidos com farinheira (6 euros)
Filetes de sardinha panados com feijão branco e molho tártaro (16,50 euros)
Feijoada de porco ibérico à Dom José com arroz de feijão branco (15 euros)
Bolo de bolacha (4,50 euros)

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Dr. Alberto Martins dos Santos, 4, Bombarral
Telefone
262 604 384
Horário
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h. Encerra ao domingo e segunda
Custo
() Preço médio: 22 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245