Publicidade Continue a leitura a seguir

No novo Contra, nas Docas, cabe comida, arte, DJs e uma escultura famosa

O Contra abriu nas Docas de Alcântara com uma cozinha e música ao vivo. (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

No novo inquilino das Docas, existe logo à entrada um sentimento de familiaridade. De braços abertos, a famosa e colorida escultura feminina Maravilha, da autoria de Leonel Moura, que nos habituámos a ver no extinto Rio Maravilha, no Lx Factory, dá-nos as boas-vindas, agora restaurada e envernizada. O Contra acaba de abrir portas com personalidade híbrida e facetas multifacetadas. A cozinha é o pilar da casa, aos almoços e jantares, mas também se vem aqui só beber um copo e dar um pezinho de dança noite fora, com a animação de DJ ao ar livre, junto ao Tejo, de quinta a sábado.

Mas não só: a ideia é criar aqui uma casa de cultura, que alberga mostras de pintura, poesia, concertos ao vivo de bandas emergentes e outros eventos. Sempre em ambiente descontraído e libertino. “Somos contra os formalismos. Gostamos dessa liberdade. Comer bem não implica camisa e gravata”, explica Manuel Bonneville, co-fundador dos mexicanos Las Ficheras e Mez Cais, que abriu este Contra com três amigos, António Durão e os irmãos Rodrigo e José Poppe.

O Contra é o novo restaurante de Alcântara, que resgatou a colorida e famosa escultura Maravilha.

A corvina com toque tailandês, com leite de coco, lima, citronela, legumes e arroz.

À mesa, reinam petiscos e pratos de influências ecléticas, como croquetes vegetarianos ou de cachaço; tacos de camarão; ceviche com peixe do dia; tártaros; três variedades de hambúrgueres (um vegano); as carnes maturadas com o chuletón, o entrecôte e o T-bone; o polvo grelhado com arroz do mesmo ou a corvina à moda tailandesa, com leite de coco, lima, citronela, legumes grelhados e arroz. Os churros, a tarte de limão merengada e o 3 C’s (brownie de chocolate, telha do mesmo e caramelo salgado) são os destaques doces.

O contra é o novo inquilino das Docas, em Alcântara.

A tarte de limão merengada, uma das sobremesas em destaque.

Dentro ou fora de refeições, há mais de 20 referências vínicas, destilados, cocktails clássicos e os de autor, como o Barbie, que junta gin, framboesa, limão, clara de ovo, xarope de baunilha e tomilho. Com espaço para 200 comensais, o Contra conta com dois pisos, duas zonas de esplanada e varanda sobre o rio, mantendo uma decoração moderna e industrial. O mote é o mesmo: “Make Docas great again”, explica o dono.

Os quatro responsáveis pelo espaço.

Há cocktails de autor para provar na nova morada.

Partilhar
Partilhar
Morada
Doca de Santo Amaro, Armazém 18, Lisboa (Alcântara)
Telefone
911748100
Horário
Das 12h às 01h. Sexta e sábado, até às 03h. Encerra segunda.
Custo
() Preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245