No novo Contra, nas Docas, cabe comida, arte, DJs e uma escultura famosa

O Contra abriu nas Docas de Alcântara com uma cozinha e música ao vivo. (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)
No novo Contra, que reforça as Docas de Alcântara fugindo a formalismos, cabe cozinha eclética, copo na mão, pezinho de dança com DJ, exposições, concertos e poesia. Mas também uma famosa escultura.

No novo inquilino das Docas, existe logo à entrada um sentimento de familiaridade. De braços abertos, a famosa e colorida escultura feminina Maravilha, da autoria de Leonel Moura, que nos habituámos a ver no extinto Rio Maravilha, no Lx Factory, dá-nos as boas-vindas, agora restaurada e envernizada. O Contra acaba de abrir portas com personalidade híbrida e facetas multifacetadas. A cozinha é o pilar da casa, aos almoços e jantares, mas também se vem aqui só beber um copo e dar um pezinho de dança noite fora, com a animação de DJ ao ar livre, junto ao Tejo, de quinta a sábado.

Mas não só: a ideia é criar aqui uma casa de cultura, que alberga mostras de pintura, poesia, concertos ao vivo de bandas emergentes e outros eventos. Sempre em ambiente descontraído e libertino. “Somos contra os formalismos. Gostamos dessa liberdade. Comer bem não implica camisa e gravata”, explica Manuel Bonneville, co-fundador dos mexicanos Las Ficheras e Mez Cais, que abriu este Contra com três amigos, António Durão e os irmãos Rodrigo e José Poppe.

O Contra é o novo restaurante de Alcântara, que resgatou a colorida e famosa escultura Maravilha.

A corvina com toque tailandês, com leite de coco, lima, citronela, legumes e arroz.

À mesa, reinam petiscos e pratos de influências ecléticas, como croquetes vegetarianos ou de cachaço; tacos de camarão; ceviche com peixe do dia; tártaros; três variedades de hambúrgueres (um vegano); as carnes maturadas com o chuletón, o entrecôte e o T-bone; o polvo grelhado com arroz do mesmo ou a corvina à moda tailandesa, com leite de coco, lima, citronela, legumes grelhados e arroz. Os churros, a tarte de limão merengada e o 3 C’s (brownie de chocolate, telha do mesmo e caramelo salgado) são os destaques doces.

O contra é o novo inquilino das Docas, em Alcântara.

A tarte de limão merengada, uma das sobremesas em destaque.

Dentro ou fora de refeições, há mais de 20 referências vínicas, destilados, cocktails clássicos e os de autor, como o Barbie, que junta gin, framboesa, limão, clara de ovo, xarope de baunilha e tomilho. Com espaço para 200 comensais, o Contra conta com dois pisos, duas zonas de esplanada e varanda sobre o rio, mantendo uma decoração moderna e industrial. O mote é o mesmo: “Make Docas great again”, explica o dono.

Os quatro responsáveis pelo espaço.

Há cocktails de autor para provar na nova morada.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend