Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer em conta: um cheirinho a comida de autor no Aromático 54, em Viseu

O chef procura variar no que toca a matérias-primas e métodos de confeção. Na imagem, lombo de porco assado com batatas. (Fotografia de Adelino Meireles/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Localizada a entrada, na zona histórica de Viseu, avança-se pelo recinto com jardim, esplanada e restaurante nascido no seio de um edifício centenário. Eis-nos chegados ao Aromático 54, do casal Rita Santos e Paulo Gonçalves, onde este último pratica uma cozinha de autor que se traduz em diferentes propostas. A carta propriamente dita, com sabores mais arriscados e que melhor reflete a identidade do chef, brilha sobretudo ao jantar. Ao almoço, compete com uma alternativa mais económica: o menu do dia, disponível de terça a sexta, por 9 euros. Inclui couvert (pão e azeitonas), bebida, café, sopa e prato principal, com três opções: de carne, de peixe ou vegetariana. E, por um extra de 1,50 euros, vai para a mesa a sobremesa do dia. É comida de autor na mesma, defende ele, mas “mais ligeira”.

Aquando da nossa visita, o menu diário arranca com creme de chuchu com funcho e dá a escolher entre risoto de lulas e tinta de choco com parmesão e micro verdes, lombo de porco com batatas assadas ou massa salteada com pesto, beringela, curgete, tomate cereja e cogumelos. As diárias foram criadas a pensar nas pessoas que trabalham ali à volta e procuram uma refeição rápida e em conta; e talvez até apareçam mais tarde para jantar com calma e experimentar outros pratos menos convencionais, que não fazem em casa, conta o chef Paulo Gonçalves. Mesmo o almoço pode reservar alguma surpresa, nem que seja pelas técnicas aplicadas – por exemplo, salmão ou barriga de porco cozinhados a baixa temperatura. Além de que, por vezes, a sobremesa do dia vem da ementa – pode muito bem ser o cheesecake de manteiga de amendoim, ou o leite-creme crocante aromático.

O jardim tem esplanada e um canteiro de ervas aromáticas.
(Fotografia de Adelino Meireles/Global Imagens)

As diárias são, no fundo, uma maneira de dar a conhecer a sua cozinha de autor, ainda que de forma mais ligeira, resume Paulo, que tenta variar no que toca a matérias-primas e métodos de confeção: “Especialidades não há, porque estou sempre a mudar [os pratos]”. Não aprecia monotonia, tanto que, recentemente, começou a fazer pão de massa mãe. Também está a trabalhar numa carta nova, a estrear em janeiro, e ainda há pouco atualizou a de brunch, em vigor aos fins de semana e feriados, ao almoço. É um restaurante dinâmico e multifacetado, este Aromático, que conta com um canteiro de ervas aromáticas no exterior. A segunda parte do nome nasceu de um equívoco, remata: durante os preparativos para abrir a casa, em 2018, julgou que o número de porta era o 54; após limpezas e um olhar mais atento, percebeu que era o 51, mas a ideia inicial já estava entranhada, soava bem e acabou por vingar.


A EMENTA

Menu do dia: 9 euros (couvert, sopa, prato, bebida e café).

Especialidades: os pratos mudam continuamente. Paulo Gonçalves vai alterando tanto matérias-primas como métodos de confeção.

Sobremesas: cheesecake de manteiga de amendoim e leite-creme crocante aromático por vezes saltam da carta para o menu do dia.


Partilhar
Partilhar
Morada
Largo da Prebenda, 51, Viseu
Telefone
963 742 999
Horário
Das 12h às 15h e das 19h30 às 22h30; domingo, das 11h às 15h. Encerra à segunda.
Custo
() Preço médio: 20 euros (fora das diárias)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245