Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer e beber junto dos canais da Ria de Aveiro

Percorrer a fotogaleria para conhecer alguns lugar onde pode comer e beber nos canais da Ria de Aveiro. Na foto: Restaurante Salponte. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
1. Salpoente O restaurante Salpoente, especialista em bacalhau, também aposta nos produtos da ria de Aveiro, como bivalves, algas ou flor de sal, e esses dois mundos fundem-se graciosamente em alguns dos pratos assinados pelo chef Duarte Eira. É o caso do carpaccio de bacalhau, com algas, amêijoa e broa. Ou do bacalhau e salicórnia, com o bacalhau, cozido a baixa temperatura, a ser acompanhado por arroz, salicórnia, amêijoa e alface-do-mar. A refeição arranca com uma variedade de pães que todos os dias é diferente e pode incluir uma novidade: o pão de algas, de cor esverdeada e fabrico próprio.
1. Salpoente A casa, que soma quase 30 anos e foi remodelada há cinco, nasceu da recuperação de dois armazéns de sal, no Cais de São Roque, em frente à ria, pelo que até se pode ali chegar de moliceiro. É um espaço tranquilo e confortável, com um bar chill-out. As referências à zona em que se insere vão da carta à decoração. As paredes da Sala do Canal têm pinturas alusivas a Aveiro, da autoria do artista plástico André Capote: estão lá retratados desde o armazém de sal do lado até ao trabalho nas marinhas.
2. O Bairro Daniel Nene, o chef d' O Bairro, vai compondo os pratos. A sua filosofia é simples de explicar. Pratos tradicionais recriados com um toque de chef. «Gosto de dar a minha interpretação aos pratos», revela. Tudo parece simples nas suas mãos despachadas. As pataniscas de bacalhau com tinta de choco, que ficam pretas, e os samos e línguas do bacalhau fritos são colocados num estendal e presos por molas da roupa. Numa canastra, coloca o arroz com algas da ria e salicórnia fresca também da ria. Por cima, o ar de bacalhau, uma espuma. «É uma interpretação diferente do nosso arroz de bacalhau.» O chef usa produtos da ria e flores comestíveis. E desconstrói o que pode. A caldeirada é uma entrada servida num copo de gin, a bomboca é uma sobremesa com chocolate aberto e vários sabores e texturas.
2. O Bairro «A carta é um reflexo da ria com produtos portugueses, comida portuguesa de autor, sem ser gourmet», refere Virgílio Porto, um dos donos do restaurante onde os empregados vestem fardas do designer Celso Assunção, inspiradas nos trajes de pescador e de peixeira de outrora, e decorado à bairro, com móveis antigos. E como fica num bairro, no bairro da Beira-Mar, as histórias de algumas personagens são contadas nos individuais de mesa e mostradas em desenhos nas paredes. O Sô Zé taberneiro, o merceeiro Ramiro, a peixeira Sãozinha, o Nando, Nandinho para os amigos, que anda no moliceiro, e a Dona Rosa, a vizinha de toda a gente.
3. Duck Tales Patos, caveiras, ferramentas de construtor naval e garrafas em forma de peixe integram a decoração do Duck & Tales, um cocktail room inspirado nos anos 1930-40. Procurou-se criar um ambiente de speakeasy, até pela localização do espaço, e por ser «um bocadinho escuro», diz o gerente, João Ribau, no seu avental com caveiras desenhadas. A mistura de tendências é uma das marcas deste bar, que costuma ter música jazz a tocar e ao fim de semana pode acolher DJ. A lista de bebidas engloba tequila, rum, vodka, gin, whisky ou cerveja, mas o forte são os cocktails, dos «clássicos com um twist» aos de autor.
3. Duck Tales «Invocação» e «Dedicatória» são nomes de cocktails de assinatura, a lembrar a Os Lusíadas, de Camões, como nota João. O último, que está enfeitado com salicórnia e um búzio e custa 8 euros, tem especial ligação a Aveiro e à vizinha ria, pois contém Gold Grail (gin aveirense) com infusão de algas da ria, xarope de cogumelos e salicórnia e uma solução cítrica de rúcula. As algas dão-lhe «um sabor fresco, bastante complexo, diferente». Como diferente é o nome do estabelecimento, explicado na carta: esta é «a casa do Senhor Duck, um pato natural dos canais da ria de Aveiro, que viajou pelo mundo à procura de aventuras e novos sabores» e trouxe muitas histórias para contar. Escutemos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Percorra a fotogaleria acima para conhecer dois restaurantes e um bar com junto aos canais da Ria de Aveiro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Onde comprar os produtos da Ria de Aveiro
Das salinas aos flamingos: 4 segredos em Aveiro
Aveiro: 4 lojas que precisa de conhecer