Publicidade Continue a leitura a seguir

Apetece estar aqui: num refúgio com comida caseira na serra

Sabores da Aldeia, no Candal, aldeia do xisto na serra da Lousã. Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI

Publicidade Continue a leitura a seguir

Chanfana e entrecosto assado no forno com batatas e castanhas vão para a mesa de qualquer viajante que ali pare e, por encomenda, também há cabrito, bacalhau com batatas a murro, às vezes sarrabulho. A casa, inaugurada fez três anos na Páscoa, fica no Candal, aldeia do xisto na serra da Lousã. Está a cargo de Mário Meira e Ana Pinto, cozinheiros treinados em ambiente familiar, que por esta altura só abrem a porta ao fim de semana, nos feriados e pontes.

A sala tem decoração rústica e atmosfera caseira, como o que vai para a mesa. A ementa é pouco extensa, direta ao essencial: pratos tradicionais, alguns característicos da região, que surge representada pela comida, mas não só. No mesmo edifício funciona a loja Aldeias do Xisto do Candal, com diversos produtos daquele território, desde artigos alimentares até artesanato, tradicional e contemporâneo.

Doce da casa

Esta sobremesa é composta por um talasnico (bolo criado na aldeia do talasnal) e leva ainda gelado e Licor Beirão (bebida produzida na Lousã).

Partilhar
Morada
Candal (Serra da Lousã)
Telefone
239991393
Horário
Fim de semana, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30. Dias úteis, só por marcação, para grupos.
Custo
() Preço médio: 13 euros


GPS
Latitude : 40.08072250856312
Longitude : -8.203350302902209