Publicidade Continue a leitura a seguir

5 sítios no Porto onde os lanches são deliciosos

Percorra a fotogaleria para conhecer cinco sítios no Porto onde os lanches são sempre bons. Na fotografai: lanche no Moustache, na praça Carlos Alberto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
01. Confeitaria do Bolhão Já lá vão uns veneráveis 122 anos desde que a Confeitaria do Bolhão abriu portas. Entretanto fecharam e voltaram a abrir-se pelas mãos do venezuelano José Rodriguez, há cerca de vinte anos. José e a família conseguiram devolver à confeitaria a agitação de outros tempos, graças à qualidade dos produtos que são preparados diariamente, dos quais se destaca o pão, que existe em mais de 50 variedades, sendo uma das mais invulgares o rosado pão de beterraba. Para provar o que espreita das vitrines, chegam pessoas que trabalham e vivem nas redondezas, bem como dezenas de estrangeiros fascinados pelo ambiente art déco do interior. O lanche ideal Panquecas - 8 euros Dip com palitos de vegetais e pão - entre 3 e 4 euros Smoothie - 5 euros ou bebida de café – 1 a 4 euros (Fotografias de Pedro Granadeiro/GI)
01. Confeitaria do Bolhão A hora do lanche é um momento concorrido na confeitaria, onde às mesas chegam bules de chá, pães recheados, sumos de fruta natural e tigelinhas do Bolhão - o doce da casa, feito com amêndoa e ovos que encimam uma base de massa folhada. O nome foi registado há um par de meses e saem porta fora cerca de 300 unidades por dia. Para quem é mais de salgados, não faltam empadas, pastéis de chaves, cachitos e pan de jámon, duas receitas trazidas da Venezuela por José.
02. Tavi A octogenária Tavi, com morada na Foz, tem uma das varandas mais cobiçadas da cidade, onde os olhos também comem. Debruçada sobre o mar, a esplanada coberta da confeitaria faz as delícias dos visitantes, sobretudo dos turistas, que dali têm uma vista única sobre a marginal e o oceano. Mas há mais razões que tornam dezenas de clientes fiéis a esta casa. Os scones, muito fofos e levemente doces, o chocolate quente que é pedido em quatro variedades, os sumos de fruta, os chás do Cantinho das Aromáticas e os bolos caseiros estão no topo das preferências dos visitantes para uma refeição a meio da tarde. O lanche ideal Tosta «Ragdoll»: 5 euros Brownie: 1,80 euros Sumo de laranja natural: 2,80 euros
02. Tavi E porque apesar da idade a confeitaria acompanha os tempos, foi adicionada à carta o iogurte com fruta fresca, que pode levar várias adições. E os quatro menus de pequeno-almoço podem ser pedidos todo o dia. Mas há que ter em conta dois dos doces que deram fama à casa, os húngaros e as glorinhas, e espreitar os frigoríficos logo à entrada - é lá que estão tentações como a tarte de lima, o bolo malaka e o cheesecake de frutos vermelhos, em tamanho mini.
03. Mesa 325 Foi há quatro anos que Mário Espinha e Leonor Sá abriram este cantinho minimalista que convida a parar umas horas, no Bonfim. O Mesa 325 foi um dos lugares precursores da vaga do café de especialidade na cidade, e continua hoje a ser um dos poucos sítios com bagels na carta. A especialidade norte-americana é uma das sugestões para o lanche, especialmente a que combina queijo Philadelphia, mirtilos, pistácios e mel. Idealmente acompanhada de um smoothie de fruta ou um latte, feito com o blend da casa torrado pela Vernazza. O lanche ideal Bolo de cenoura com brigadeiro de chocolate: a partir de 2,20 euros Chávena de chá de camomila e erva-príncipe: 1,20 euros
03. Mesa 325 Se pedido café de filtro, será da Luso Coffee Roasters, sempre single-origin. Chás e infusões da portuguesa +Ervas e o aromático chai da australiana Prana são outras duas sugestões na hora de escolher algo para beber. Uma opção “muito saciante e com pouca gordura”, explica Leonor, é o frasco de overnight oats. Trata-se de uma porção de aveia que repousa várias horas em bebida vegetal, tornando-se uma espécie de papa, e que depois é coroada com iogurte e fruta da época. Um prato feito com tempo, aquilo que não deve faltar num lanche no Mesa 325.
04. Moustache Coffee House «Somos uma casa de café», assume Clara Cardoso, a proprietária. Mas o Moustache já dispensa apresentações. É uma das referências na cidade para os apreciadores, e foi pioneiro, desde a sua abertura em 2011, na introdução de novidades no que toca à bebida. Entre as mais recentes está o café de filtro, ou o blend próprio de café de especialidade, «feito com variedades de pequenos produtores», nota Clara. Frias ou quentes, as bebidas são diversas e um mimo para o palato. É o caso do cappuccino, o latte, o mocha ou um simples espresso. O lanche ideal Paris-Brest : 3,90 euros Cappuccino: 2,20 euros
04. Moustache Coffee House A montra, que já habituou quem aqui passa a ficar de vista regalada, guarda um delicioso cheesecake, bolos recheados, tarte banoffee, donuts e outras doçuras. Também há tostas, panquecas salgadas e menus de brunch que facilmente se transformam num lanche reforçado, para saborear recostado num confortável cadeirão no piso superior, envolvido num ambiente intimista e com sabor a casa.
05. O Diplomata É um clássico, e como tal vale sempre lá voltar, pelo ambiente charmoso, pelas mesas de partilha e, claro, pelas panquecas. O emblemático café onde, nos anos 1960 e 1970, se realizavam tertúlias de escritores, foi renovado por Inês Gomes e Ângelo Oliveira, e o motivo de reunião passou a ser outro. As afamadas panquecas atraem curiosos a qualquer hora do dia e as combinações possíveis, de massa, cobertura, fruta, crocante e gelado, são suficientes para muitas visitas. Quem não quiser perder tempo a escolher, pode optar pela panqueca da temporada, que por estes dias inclui caramelo, kiwi e M&M’s. O lanche ideal Crepe recheado: a partir de 4 euros Sumo natural: a partir de 2,30 euros
05. O Diplomata Há ainda uma panqueca salgada, com queijo, bacon e manteiga de alho e ervas, além de tostas variadas, smoothie bowls, batidos de fruta e menus de brunch. Saltam também à vista, e confortam o palato, os dois cappuccinos especiais da casa, um tem bolacha Oreo e o outro Nutella, sempre com a opção de serem feitos com bebida vegetal. Feita a escolha, resta esperar que o lanche guloso chegue à mesa, e não se dispensa uma fotografia de praxe, antes de se fazer as honras.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Bolos caseiros, panquecas tentadoras, tostas e pães bem recheados. Com chá, sumos ou um café de especialidade. O lanche, tantas vezes apressado e injustamente diluído entre o almoço e o jantar, merece algum culto. Até porque o Porto tem espaços que cultivam com brio e competência esta refeição que aconchega e pode muito bem salvar um estômago que mal almoçou.

 

Percorra a fotogaleria para conhecer cinco sítios no Porto onde os lanches são sempre bons.

 

Morada
Rua Formosa, 339, Porto
Telefone
223395220
Horário
Das 06h00 às 20h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.1486384
Longitude : -8.607469000000037
Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Senhora da Luz, 363, Porto (Foz)
Telefone
226180152
Custo
(€) Menu de brunch, 19 euros.
Horário
Das 8h30 às 20h. Não encerra.

Website
Email
clientes@tavi.pt

GPS
Latitude : 41.1520884
Longitude : -8.677468299999987
Partilhar
Partilhar
Morada
Avenida Camilo, 325, Porto
Horário
Das 08h30 às 19h30. Sábado das 09h00 às 19h00. Encerra domingo.


GPS
Latitude : 41.1482299
Longitude : -8.597338499999978
Partilhar
Partilhar
Morada
Praça de Carlos Alberto, 104, Porto (Baixa)
Telefone
222082916
Custo
(€) 4 euros
Horário
Das 10h00 às 20h00 ao domingo e segunda. Até às 00h00 à terça e quarta. Até às 02h00 de quinta a sábado. Não encerra.

Email
geral@moustache.pt

GPS
Latitude : 41.1480167
Longitude : -8.615755000000036
Partilhar
Partilhar
Morada
Rua José Falcão, 32, Porto (Baixa)
Telefone
222050482
Horário
Das 10h00 às 20h00; domingo, até às 16h00. Encerra à quarta.


GPS
Latitude : 41.1481475
Longitude : -8.614347500000008
Partilhar

 

Leia também:

6 novos lanches para comer no Porto
6 pastelarias para um lanche guloso em Braga
8 sítios em Lisboa onde se comem boas sandes