Publicidade Continue a leitura a seguir

4 apps para escolher restaurantes para qualquer ocasião

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer 4 apps úteis para escolher restaurantes. Na fotografia: página da aplicação Zomato. (Fotografias: DR)
Zomato 18 mil restaurantes Grande Lisboa e Grande Porto Gratuito (Android/iOS) É uma das principais apps para encontrar restaurantes em Portugal (com cerca de 700 mil downloads) e conta com mais de 18 mil restaurantes registados – 14 mil na Grande Lisboa e 4 mil no Grande Porto. «A Zomato preocupa-se, acima de tudo, em atualizar a base de dados e dar informação precisa e concisa sobre todos os espaços da cidade», explica Inês Gonçalves, responsável de marketing e comunicação. «O conteúdo mais pesquisado e onde as pessoas consomem mais tempo são os menus dos restaurantes». Além destas informações úteis (e da possibilidade de reserva em alguns restaurantes), tanto a aplicação como o website apresentam listas de restaurantes compiladas por temáticas, regimes alimentares ou tendências.
The Fork 2 mil restaurantes Lisboa, Porto, Funchal e Algarve Gratuito (Android/iOS) Escolher um restaurante entre os dois mil disponíveis pode ser tarefa para demorar horas, mas a pesquisa orientada segundo critérios dos mais genéricos, como o tipo de cozinha, aos mais específicos, como o preço e caraterísticas do menu (intolerâncias alimentares, por exemplo) pode ajudar bastante no The Fork. Além destes critérios, a escolha faz-se conforme as avaliações de milhares de utilizadores, o que para Sérgio Sequeira é sinónimo de credibilidade. A partir daqui, a aplicação permite fazer reserva online «em tempo real», dando indicação da disponibilidade e descontos em quatrocentos restaurantes.
Foursquare Todo o país Gratuito (Android/iOS) Encontrar restaurantes, cafés, bares, espaços de diversão noturna, de cultura ou compras é principal função do Foursquare City Guide, que privilegia também as avaliações feitas pelos utilizadores – que ultrapassam os 50 milhões, entre app, website e aplicações para desktop).
Guia Michelin Europa 2018 16,99 euros (Android/iOS) O criterioso Guia Michelin tem também uma versão móvel, com restaurantes eleitos nas edições de 2018 e 2017. A pesquisa pode ser feita segundo geolocalização, cidade, morada, preço, tipo de cozinha, nome e classificação (restaurantes estrelados, Bib Gourmand ou Prato Michelin). Os resultados aparecem em forma de mapa ou em lista. Outra das ferramentas permite aceder a opiniões dos inspetores do Guia, fotografias, preços e informações úteis, sendo possível ver um mapa com percurso até ao restaurante a partir da localização do utilizador. A aplicação fornece todas as informações relevantes mesmo em modo offline.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Falemos de escolha. Nunca houve tantos novos restaurantes a abrir todos os dias – nem tantas aplicações para os encontrar à distância de um ou dois toques no ecrã. E a liberdade de escolha é sempre uma coisa boa, mas importa saber por onde começar a pesquisa.

Se «o grande crescimento do turismo veio potenciar o número de restaurantes», diz Sérgio Sequeira, country manager do The Fork em Portugal, por outro lado a própria iniciativa de pedir opinião a familiares e amigos sobre determinado espaço parece um comportamento social em vias de extinção. «É muito mais fácil aceder às recomendações não apenas dos nossos amigos – que valorizamos bastante –, mas também de todos os consumidores que vão aos restaurantes», reforça o responsável português pela aplicação que engloba 2 mil restaurantes e permite pesquisar, escolher e reservar mesa diretamente. «Encontrar um restaurante que tenha quinhentas avaliações é mais credível. Isto é uma evolução incontornável».

A Zomato, outro gigante deste campeonato tecnológico, partilha da mesma opinião: «Informação e conteúdos credíveis» fidelizam os utilizadores e clientes às plataformas. E o que é que os portugueses mais procuram? Cozinha «italiana, japonesa e vegetariana», revela Inês Gonçalves, responsável de marketing e comunicação da marca com 18 mil restaurantes, bares e cafés registados no país e acessíveis através da app e do website. Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer 4 apps úteis para escolher restaurantes.

 

Leia também:

Glovo: uma app que entrega (quase) tudo em casa
Comer bem, mais barato: Restaurant Week em 13 cidades
Com esta rede social já pode ir jantar a casa de outras pessoas